FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novo gin de Cereja nasce no Fundão

Um gin de cereja, lançado na semana passada por uma empresa de licores, vai aumentar o portefólio de produtos à base de cereja do Fundão, destacou o presidente da autarquia local, entidade parceira neste projeto.

Paulo Fernandes, que falava na cerimónia de lançamento da bebida, referiu que esta aposta permite «tirar partido dos produtos endógenos da região» e «aumentar a cadeia de valor» no aproveitamento da cereja ao longo de todo o ano.
«Estamos a falar de um portefólio que já conta com dezenas de produtos - tais como o Pastel de Cereja do Fundão ou o Bombom de Cereja - e que nos permitem tirar um melhor aproveitamento da marca 'Cereja do Fundão' e vendê-la durante o ano inteiro», afirmou.

Segundo explicou, os produtos associados à cereja também contribuem para defender os produtores locais e para aumentar a notoriedade da marca.
Vantagens que fundamentam a parceria estabelecida e cujo protocolo assinado prevê, por exemplo, que a garrafa do novo gin apresente o logótipo oficial da marca "Cereja do Fundão" ou que a autarquia passe a integrar esta bebida no referido portefólio e a promovê-la nas diferentes ações que leva a cabo.
Em contrapartida, a empresa de licores só utilizará cerejas da Cerfundão - empresa de embalamento e comercialização de cereja que tem participação municipal e que representa vários produtores do concelho.

O documento também estabelece que parte do lucro da venda do novo gin reverterá a favor da autarquia, que, através da empresa municipal "Viver Fundão", receberá 05% da receita obtida no primeiro ano, valor que passará a 10% a partir de novembro de 2016.
De acordo com o autarca fundanense, a verba será depois utilizada para «reinvestir na marca cereja do Fundão».
Durante a cerimónia de lançamento, o proprietário da empresa que desenvolveu e comercializará este gin - a Licores Serrano (sediada na Covilhã) - também destacou a importância desta parceria e garantiu a qualidade do produto.

«Estamos a falar de um produto 'premium', de grande qualidade e que deverá ser um ícone entre as bebidas», sublinhou Artur Aleixo.
O empresário adiantou que, a nova bebida esteve a ser desenvolvida desde maio e que a produção se baseia num processo tradicional, que contribui para aumentar a qualidade.
Sublinhando que este «é um projeto de futuro», Artur Aleixo referiu que a expectativa da empresa passa por atingir a venda de pelo menos 10 mil garrafas, no primeiro ano.
A nova bebida será comercializada com o nome "Wild Snow Dog - Cherry Gin" e terá um preço final de venda ao consumidor de 29 euros.
O Fundão, no distrito de Castelo Branco, é conhecido por ser um dos concelhos onde está concentrada a maior área de produção de cereja.

Fonte: Lusa (via Agronegocios.eu)