FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Nova Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados

A representação da AICEP no Brasil faz parte da Associação Oliva que reune produtores, importadores e comerciantes de azeite.

Esta associação, com o objetivo de esclarecer dúvidas do regulamento sobre a nova rotulagem nutricional de alimentos embalados para o mercado brasileiro, desenvolveu um documento explicativo.

rotulagem

Entre as principais mudanças no documento constam:

• Tabela de Informação Nutricional: A tabela de Informação Nutricional passará a ter apenas caracteres pretos (fonte Arial ou Helvética) em fundo branco e deverá ficar próxima à lista de ingredientes. Passará a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionais, a declaração do valor energético e dos nutrientes por 100 g ou 100 ml e o número de porções por embalagem.

• Rotulagem Nutricional Frontal: Foi aprovado o símbolo de lupa que identificará o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na parte superior do painel frontal do rótulo. No entanto, para azeites esta rotulagem é vedada.

• Alegações Nutricionais: As regras para a declaração de alegações nutricionais na rotulagem foram alteradas principalmente a fim de evitar contradições com a rotulagem nutricional frontal. Nesse sentido, (i) ficará vedado o uso de alegações nutricionais relativas aos nutrientes destacados na rotulagem nutricional frontal e (ii) as alegações nutricionais não poderão ser veiculadas na metade superior do painel principal em alimentos com rotulagem nutricional frontal.