Nova edição da IbéricoLand na Meat Attraction 2025
A Meat Attraction, organizada pela IFEMA MADRID e pela Associação Nacional das Indústrias de Processamento de Carnes de Espanha (ANICE), tornou-se uma referência para todos os operadores do setor da carne. De 25 a 27 de fevereiro, o recinto da feira de Madrid acolherá uma nova edição que trará numerosas novidades e iniciativas dirigidas aos operadores com o objetivo de impulsionar a atividade comercial nacional e internacional da indústria da carne. Sob esta premissa, este ano realiza-se novamente o IbéricoLand, um espaço exclusivo para as empresas produtoras de presunto, a joia da coroa da produção e da gastronomia espanhola. Este ano, a Associação Interprofissional do Porco Ibérico (ASICI) terá uma maior presença na feira.
Para Andrés Paredes, diretor-geral da ASICI, “IbéricoLand vai ser uma plataforma que vai gerar maior visibilidade para as empresas do sector que queiram ter uma presença destacada na Meat Attraction. Através deste espaço, que funcionará como uma ferramenta promocional, as empresas poderão diferenciar-se e mostrar produtos que são apreciados dentro e fora das nossas fronteiras”. Paredes sublinhou que “vai ser um ponto de atração específico para tudo o que se relaciona com o sector do presunto espanhol, que atrairá a atenção de compradores nacionais e internacionais, tanto do canal retalhista e de charcutaria especializada como do canal HORECA, onde também serão organizados encontros com os meios de comunicação e com os diferentes operadores presentes na Feira”.
Liderada pela ASICI, a IbéricoLand pretende consolidar-se como um lugar de referência para todos os atores do setor do presunto espanhol no âmbito da feira. Os compradores presentes na Meat Attraction encontrarão na IbéricoLand as empresas mais prestigiadas e as suas novidades mais interessantes, como os produtos fatiados e os novos formatos cortados à faca e em ambiente controlado, bem como as carnes e os cortes mais emblemáticos e saborosos do porco ibérico.
Um setor empenhado e robusto
Com um setor moderno, resiliente e eficiente, comprometido com a geração de vida no meio rural e capaz de competir com qualidade, rastreabilidade, segurança alimentar e bem-estar animal como garantias em qualquer parte do mundo, é hora de apostar na internacionalização para garantir o futuro da indústria.
Apesar das dificuldades que tem enfrentado nos últimos anos, os números comprovam a estabilidade e robustez do setor. De acordo com os dados registados no ÍTACA - o sistema de informação digital promovido pela ASICI que integra a rastreabilidade total da produção espanhola de presunto curado - em 2023 houve uma diminuição de 1,95% no abate de porcos ibéricos, caindo ligeiramente abaixo da média dos últimos cinco anos. Quanto ao número de peças identificadas por marcas de qualidade, numa clara tendência ascendente desde a aprovação da Norma de Qualidade até 2020, nos últimos três anos tem havido uma certa estabilidade em cerca de sete milhões de presuntos ibéricos. No ano passado, foram identificadas 6.991.294 peças, um decréscimo de 2,3%.
A estes números juntam-se, de forma essencial, as peças identificadas no âmbito dos quatro selos específicos de Denominação de Origem Protegida (DOP) de Ibérico, Dehesa de Extremadura, Guijuelo, Jabugo e Los Pedroches, cujos Conselhos Reguladores são os garantes de uma ligação especial entre o território e a produção de presuntos e pás de presunto reconhecidos com o premiado logótipo europeu de qualidade diferenciada.
Dados de exportação
Apesar de não dispormos de dados “oficiais” de exportação dos produtos de presunto ibérico, o que vemos é um crescente interesse e presença dos nossos produtos nos mercados internacionais. Se nos concentrarmos nas vendas, as exportações de presuntos e pás apresentam um crescimento de mais de 108% em valor nos últimos dez anos, atingindo 649,26 milhões de euros e 59.443,58 toneladas de produto, de acordo com dados do ICEX-ESTACOM. Só em 2023, as vendas registaram um aumento de 9,95%.
Se nos concentrarmos nos últimos cinco anos, podemos ver um crescimento de 24,3% na Alemanha, 23,7% em França, 25% no México e nada menos que 104% na China, um dos mercados com maior potencial para o sector do presunto curado espanhol.
Promoção das relações comerciais
Por fim, é de salientar que a Meat Attraction irá dinamizar significativamente nesta edição diferentes ações e formatos para incentivar e promover as relações comerciais entre todas as empresas expositoras. Entre elas, o poderoso Programa de Convidados Internacionais e a presença de grandes compradores nos workshops B2Meat, com reuniões B2B monográficas por categoria de produto e perfil de comprador.
Por todas estas razões, Meat Attraction e, em particular, o espaço monográfico IbéricoLand, tornar-se-ão ferramentas muito úteis para enfrentar o desafio de posicionar o setor espanhol do presunto e ganhar quota de mercado a nível internacional, um objetivo no qual o sector tem vindo a trabalhar nos últimos anos.
Meat Attraction é coorganizado pela IFEMA MADRID e pelo seu parceiro estratégico para este sector, ANICE, e conta com o apoio das organizações interprofissionais da cadeia da carne de gado, ASICI, AVIANZA, INTERCUN, INTEROVIC, INTERPORC e PROVACUNO, bem como de outras associações sectoriais mais representativas, como a ANAFRIC e a AGEMCEX.