FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

NESTLÉ lidera ranking das marcas com maior relevância e melhor reputação em 2021

A Consultora OnStrategy acaba de divulgar os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos Portugueses consolidando a informação referente aos 12 meses de 2020, no âmbito do estudo anual RepScore™, cobrindo todo o período pré e de pandemia.

Nestlé

Este trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.

Numa escala de 100 pontos, este estudo destaca duas marcas: a Nestlé como a marca com melhor índice de reputação e relação emocional com 84,7 pontos e a Zoom como a marca que registou o maior crescimento deste índice em comparação com o período pré pandemia com 76,8 pontos (+16,4 pontos).

Setorialmente, foram selecionadas mais de 40 indústrias, e as marcas que registam o melhor índice de reputação e relação emocional e o maior crescimento. Na alimentação e bebidas, a Nestlé registou o melhor índice (84,7pts) e a Superbock registou o maior crescimento do índice (+5,3pts). No retalho alimentar, o Continente registou o melhor índice (81,6pts) e o Lidl teve o maior crescimento do índice (+5,0pts).

Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere que «ao analisarmos os resultados deste índice em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668, que consolida os atributos de admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que o ano de 2020 colocou à prova a relevância das marcas e forma como estas conseguiram adaptar-se a uma nova realidade de se relacionarem com os seus públicos, e nesse sentido as marcas mais fortes acabaram por tirar proveito dos seus alicerces e foram as mais resilientes conseguindo inclusive ganhos significativos que resultam na evidência de as marcas de excelência (mais de 80 pontos) terem aumentado de um ano para o outro (17 em 2020 e 7 em 2019); a história mostra-nos que em todos os momentos de grandes crises foram as marcas mais fortes que triunfaram».

O mesmo responsável adianta ainda que «no cenário de pandemia que vivemos não é estranho que os setores que mais ganharam, até pelo seu poder de resposta sobretudo ao nível dos serviços, sejam Saúde e Bem Estar, Retalho Alimentar, Tecnologia, Energia e Banca».

Por fim, Pedro Tavares conclui que «para além dos setores mais relevantes e das marcas que triunfaram, destacam-se marcas como Lidl e Amazon que, para além de terem subido ao nível de excelência registaram crescimentos muito significativos».