FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Nespresso doa mais 125 toneladas de arroz português ao Banco Alimentar

O projeto ‘Reciclar é Alimentar’ comemora 11 anos de existência a ajudar as mais de 2.630 instituições de solidariedade social apoiadas pelo Banco Alimentar. Em 2021 foram entregues mais 125 toneladas de arroz, num total de 721 toneladas distribuídas, ao longo de mais de uma década, aos Bancos Alimentares de Lisboa, Porto e Setúbal. Para a mesa das famílias e instituições espalhadas por todo o país, já seguiram cerca de 14 milhões e meio de refeições, desde o início deste projeto.

Nespresso

‘Reciclar é Alimentar’ é um projeto de economia circular que começa no momento em que os portugueses bebem café e separam a cápsula Nespresso. Das cápsulas recicladas é aproveitada a borra do café, depois inserida num composto agrícola para terrenos de cultivo de arroz, na Herdade Monte das Figueiras, em Santa Margarida do Sado. O arroz produzido ali é comprado pela Nespresso e doado ao Banco Alimentar.

«A economia circular e o reaproveitamento das nossas cápsulas estão na origem deste projeto. ‘Reciclar é Alimentar’ surge como uma forma de reaproveitar a borra de café das cápsulas usadas e integrá-lo num composto 100% orgânico, que vai fertilizar campos de arroz», sublinha  Brigitte Felber, Business Executive Officer da Nespresso Portugal.

Já o alumínio, é integrado em novos objetos, como canetas, máquinas fotográficas, canivetes ou até bicicletas. «É um material infinitamente reciclável e, ao mesmo tempo que garante um café da mais alta qualidade, preservando todas as suas características, permite-nos contribuir para um menor desperdício e uma maior sustentabilidade», garante Brigitte Felber.

De Norte a Sul do país, há empresas parceiras a contribuir para que se consiga produzir arroz a partir da borra de café. A reciclagem das cápsulas acontece em Loures, o alumínio segue para Viana do Castelo, a borra de café para a Herdade Monte das Figueiras e, no final, o arroz para a mesa de quem dele mais precisa.

«São mais de dez anos de parceria, que são um exemplo de responsabilidade social e do contributo para a sustentabilidade. Ao reaproveitarem as cápsulas usadas contribuem para a circularidade da economia, a pensar no ambiente, mas também em ajudar o próximo», destaca Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares Contra a Fome.

Com ‘Reciclar é Alimentar’, a Nespresso assegura que cada momento a beber café só termina quando as cápsulas são separadas e recicladas; cada chávena tem um impacto positivo, com menor desperdício de água e energia. Um compromisso reforçado com o objetivo de atingir, até 2022, a neutralidade de carbono em toda a cadeia de abastecimento e ciclo de vida do produto.

Este projeto é possível graças ao contributo dos portugueses, cada vez mais envolvidos na reciclagem de cápsulas, entregues em mais de 250 pontos para ou devolvendo ao estafeta no momento em que recebe a nova encomenda.