Moura e Barrancos lançam azeite com aroma de maçã

  • 20 setembro 2017, quarta-feira
  • mercados

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos atualizou o Azeite Virgem Extra Premium CAMB, agora com um aroma de erva e maçã verde.

azeite

A atualização do produto pela CAMB - Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos apresenta agora um aroma inicial de erva e maçã verde, deixando na boca a frescura dos aromas verdes, assentes numa textura fina.

«Depois surge um amendoado discreto cuja suavidade contrasta com um amargo moderado e um leve mas notório picante», revela a cooperativa.

O Azeite Virgem Extra Premium CAMB é elaborado a partir das variedades regionais da Cooperativa, com predominância da Galega – a rainha das azeitonas portuguesas.

As azeitonas colhidas caem sobre panos, evitando o contacto com o solo, e daí passam para caixas ou contentores, sendo rapidamente transportadas para o lagar.

O Azeite Virgem Extra Premium CAMB recebeu, em 2016, a medalha de ouro em Los Angeles, duas estrelas de ouro no ITQI Bruxelas e menção honrosa em Pequim, tendo sido ainda premiado com medalha de ouro, na categoria frutado maduro, no concurso Mario Solinas (o principal concurso internacional na área dos azeites virgens extra, organizado pelo International Olive Oil Council).

Em 2017, este azeite foi distinguido como finalista da categoria frutado maduro no Mario Solinas Portugal e ganhou a medalha de ouro em Nova Iorque, continuando a ser reconhecido pela sua extraordinária qualidade.

Com um novo aroma, a embalagem do Azeite Virgem Extra Premium CAMB foi também sujeita a uma melhoria gráfica, mantendo-se a garrafa de vidro escuro que permite que as condições de luz e a temperatura externas não interfiram no azeite, permitindo que ele conserve, por longo período, a cor e o aroma dos frutos de origem.

A extração do Azeite é iniciada com a trituração dos frutos inteiros, depois fica em depósito, em ambiente escuro e fresco, para que todas as partículas finas da polpa, ainda dissolvidas, possam tranquilamente depositar-se no fundo do depósito, proporcionando uma clarificação natural.

Separado das partículas decantadas, o azeite é sujeito a uma avaliação organolética com o objetivo de selecionar os depósitos com os aromas mais intensos e mais complexos.

Da escolha e composição destes lotes de intensidades e complexidades variáveis resulta o perfil organolético do Azeite Virgem Extra Premium CAMB, potenciando a frescura e os diferentes aromas dos frutos originais. A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos foi fundada em 1954, com a principal missão de dar resposta competitiva à transformação em azeite das produções de azeitona dos seus fundadores.

Fonte: Dinheiro Vivo