FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Motores elétricos em inox no setor do Pescado

O setor do Pescado engloba todas as atividades desde a captura, processamento, transformação e comercialização de peixe e frutos do mar, para atender todas as necessidades do consumidor.

Normalmente rege-se por etapas principais, que podem variar dependendo do tipo de produto e práticas específicas em diferentes regiões do mundo:

• A captura pode surgir por vias diferentes, quer seja através da pesca comercial em grande escala ou artesanal, ou da aquicultura, criação de espécies em ambientes controlados, como viveiros ou tanques.

• O processamento envolve a limpeza, descamação, evisceração e filetagem dos produtos.

• A preservação inclui etapas como o congelamento, secagem, defumação, salga e enlatamento de forma a preservar a qualidade e prolongar o prazo de validade dos produtos.

• A embalagem de forma adequada mantém a frescura e protege contra possíveis contaminações.

• O armazenamento é realizado em condições adequadas para preservar a qualidade e a segurança alimentar.

• A distribuição e comercialização é feita através de redes e pontos de venda, diretamente para o consumidor ou para superfícies comerciais.

• O consumo e gestão são cada vez mais sujeitos a regulamentações rigorosas, com o fim de garantir a segurança alimentar, a sustentabilidade da pesca e a preservação dos recursos marinhos.

Portugal é um dos países, a nível mundial, com maior consumo anual per capita de peixe e frutos do mar.

Todas estas etapas são importantes e cada uma desempenha um papel fundamental, por conseguinte os ambientes onde algumas se realizam são geralmente húmidos e propícios à corrosão e contaminações. Pelas suas propriedades intrínsecas, o aço inoxidável (inox) é a principal escolha para fazer frente às rigorosas exigências de segurança, durabilidade, higienização e anti-corrosão.

A REIMAN disponibiliza motores elétricos em aço inoxidável concebidos para as indústrias alimentar e de bebidas, cosmética e farmacêutica, entre outras. Indústrias estas que requerem um elevado nível de higiene, segurança e lavagens frequentes, como é o caso da indústria do Pescado. Os motores elétricos em inox são aplicados em várias máquinas e equipamentos ligados ao processamento, preservação e embalagem dos peixes e frutos domar, como máquinas de filetagem, descamação, evisceração, corte, limpeza e tapetes transportadores... porque, para além de serem em inox, conseguem suportar qualquer condição crítica de funcionamento.

Para além disso, os motores elétricos em aço inoxidável que a REIMAN dispõe têm a classificação IP69K, que representa o mais alto grau de resistência de um equipamento à intrusão de poeiras e entrada de água através de jatos de alta pressão e temperatura. Estes motores elétricos reduzem o tempo de inatividade, mantendo os padrões de higiene e segurança com menos custos operacionais.

Conheça mais em reiman.pt

REIMAN, Lda.

Tel.: +351 229 618 090

automacao@reiman.pt