FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Mosca Soldado Negro: transformando resíduos orgânicos em recursos valiosos por meio de uma abordagem de economia circular

Por: Fábio Carvão, André Limede, José C. Soares

The Tomorrow Company

RESUMO

No momento atual, vivemos uma época de grande relevância, sendo necessário tomar decisões complexas que podem impactar o futuro da humanidade. O contínuo crescimento da população humana, levanta questões de carácter social e ambiental no sentido de assegurar futuramente a segurança alimentar a nível global. As soluções passam por aumentar o output atual, nomeadamente a quantidade de produção alimentar, ou por reduzir e valorizar o desperdício alimentar que abrange 17% da produção alimentar global. Em destaque está uma estratégia eficaz de economia circular que visa a utilização da mosca-soldado-negro na conversão de resíduos biológicos em biomassa larval de alta qualidade, óleo e fertilizantes orgânicos. A combinação de conhecimento técnico, gestão eficiente de resíduos e pesquisa científica posiciona a abordagem da mosca soldado negro como uma solução inovadora e promissora impulsionando a economia circular e a sustentabilidade ambiental.

INTRODUÇÃO

O setor agrário e os subsetores relacionados são um dos pilares da nossa economia, sociedade e civilização, suprindo e satisfazendo as nossas necessidades básicas. O aumento da eficiência e produtividade do setor, potenciado por avanços tecnológicos e melhores sistemas de educação, permitiu que a população pudesse investir o seu tempo em diversas atividades e projetos, melhorando significativamente a qualidade de vida experienciada a nível global. Simultaneamente, a população humana tem crescido significativamente no último século e, de acordo com as projeções fornecidas pelas Nações Unidas em 2022, vai atingir os 10.4 mil milhões de pessoas em 2080. A este aumento populacional alia-se uma alteração dos hábitos alimentares à medida que várias regiões do globo vão melhorando a sua situação económica e o seu poder de compra. Este facto, tem um enorme impacto no aumento do consumo de proteína animal e na procura por matérias-primas. Estas premissas implicam um aumento de 25% na população nos próximos 50 anos relativamente à população global atual, e a uma necessidade correspondente de aumentar a produção alimentar em cerca de 80%.

Artigo publicado na edição n.º 38 da Revista TecnoAlimentar.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes contactos:

Telefone: 910 641 718

E-mail: redacao@agropress.pt