FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Missão empresarial à Índia

  • 22 fevereiro 2019, sexta-feira
  • mercados

Após anuncio de abertura do mercado da Índia para os produtores de pêra e maça, por parte do Secretário de Estado da Agricultura Luis Medeiros Vieira na última Fruit Attraction 2018, «tornou-se ainda mais urgente para a Portugal Fresh a criação de ações de prospeção para os próximos anos», considera a Portugal Fresh em comunicado.

india

Conforme a Ficha de Mercado da Índia, Janeiro 2018 da AICEP Portugal, a Índia registou o sétimo maior produto interno bruto (PIB) mundial, em termos nominais, em 2016 e situou-se na segunda posição em número de habitantes em 2017.

Segundo dados do EIU - The Economist Intelligence Unit, em 2017, a população era de 1 339 milhões de pessoas, sendo o PIB per capita estimado de 1 890 USD.

Os níveis de crescimento e desenvolvimento que a Índia tem vindo a registar levaram o país a uma maior participação na cena política e comercial internacional, sendo hoje considerada uma das mais importantes economias emergentes da Ásia.

Perspetiva-se que a Índia possa ser das economias de maior dimensão a que apresente um maior ritmo de crescimento nos próximos cinco anos, contribuindo, para isso, a forte procura ao nível do consumidor e o aumento das despesas em infraestruturas públicas.

No âmbito das relações comerciais internacionais, segundo os dados da Organização Mundial do Comércio, a Índia situou-se no 14o lugar em 2016, no que se refere ao ranking mundial de importadores, ficando este mercado próximo da Itália (11o, com base em valores estimados), do México (12o), da Bélgica (13o), da Espanha (15o, com base em valores estimados), de Singapura (16o, com base em valores estimados) e da Suíça (17o).

Sendo considerado pela maioria dos empresários do setor hortofruticola um mercado estratégico importante a Portugal Fresh organiza agora uma Missão Empresarial, prevista para 5 empresas, de 22 a 27 de abril de 2019, onde procurará ir ao encontro dos objetivos e expectativas dos participantes, possibilitando contacto direto com importadores, parceiros locais, e a participação no evento de referência Fresh Produce Índia.

As inscrições deverão ser feitas até ao dia 6 de março através do email info@portugalfresh.org.

Esta é uma ação realizada no âmbito do projeto conjunto de internacionalização do Portugal 2020 com candidatura submetida em janeiro de 2019, encontrando-se ainda a Portugal Fresh à espera de resposta de aprovação.

A comparticipação às empresas poderá atingir os 50% desde que as mesmas suportem os 100% do custo total da participação no evento.

Para receber o Manual de Normas, ficha de inscrição ou obter informações sobre a Missão basta enviar um e-mail para info@portugalfresh.org.