FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Minutos em vez de dias: solução completa da igus reduz o tempo de montagem nos centros de maquinação

igus

Texto e Imagens: igus

Graças aos sistemas readychain prontos a instalar da igus, é possível reduzir custos e falhas.

Nos seus centros de maquinagem robóticos, a Hartford, um fabricante de máquinas-ferramenta de Taiwan, utiliza sistemas de calhas articuladas totalmente confecionados da igus. Estes permitem ao fabricante eliminar muitos passos durante o processo, reduzindo o tempo de montagem de várias semanas para apenas meio dia. 

São muito poucas as indústrias, nas quais os tempos de produção são tão importantes quanto na indústria das máquinas-ferramentas.

A eliminação de passos nos processos de trabalho permite uma poupança considerável nos custos de processo.

Os engenheiros da Hartford, o maior fabricante de centros de maquinagem CNC de Taiwan, conhecem bem esta relação.

A empresa com mais 50 anos de história, exporta mais de 46.000 máquinas para 65 países diferentes. Desde 2017, que a empresa tem vindo a desenvolver equipamento CNC da série AERO – centros de maquinagem robóticos para grandes peças utilizados, por exemplo, na indústria aeroespacial. Nesta indústria, a precisão e a fiabilidade são fatores cruciais.

Desta forma, foi importante garantir um fornecimento de energia fiável desde a fonte de alimentação até às partes móveis, que incluem fusos e motores. Simultaneamente, todas as informações relativas à posição dos eixos e à dinâmica têm de ser transmitidas ao sistema de comando, sem quaisquer interrupções. No primeiro modelo desta série, o AERO626, isto ocorre com acelerações até 0,5 g e a uma velocidade máxima de 60 m/min.

Solução completa fiável a partir de um só fornecedor

Este fator foi decisivo para a Hartford recorrer à igus, a empresa especializada em motion plastics.

A igus é o único fornecedor que desenvolve calhas articuladas, configuráveis e previsíveis online, bem como cabos chainflex altamente flexíveis e especialmente concebidos e testados, realizando mais de dois mil milhões de ciclos durante um ano, no próprio laboratório de testes com 2750 metros quadrados.

As "readychains" são sistemas completos a partir de um só fornecedor, estes são confecionados em função dos requisitos dos clientes, em 12 locais do mundo, e entregues como um componente pronto a instalar.

A igus apresentou à Hartford uma solução para as máquinas da série AERO. A vantagem de utilização das calhas articuladas da igus é a redução considerável do espaço de instalação necessário. Um dos fatores que contribui para tal, é o facto de todos os cabos chainflex da máquina disporem de um revestimento exterior em PUR resistente a óleos.

Esta característica torna desnecessária a utilização de mangueiras protetoras adicionais, reduzindo, assim, o espaço necessário para os cabos e, consequentemente, o tamanho das calhas articuladas.

igus

A ausência de mangueiras protetoras permite reduzir os custos e também facilitar a manutenção. A colaboração entre a igus Taiwan e a Hartford resultou num desenho 3D da readychain com a estrutura de montagem, que permitiu simular o processo de instalação.

A vantagem é visível: a primeira calha articulada confecionada com todos os cabos elétricos foi instalada na máquina em apenas uma hora. A instalação da segunda calha articulada, com mangueiras hidráulicas, foi ainda mais rápida, levando apenas 40 minutos. 

Passos de trabalho eliminados para uma produtividade significativamente maior

Geralmente, os fabricantes de máquinas-ferramenta tentam evitar a execução simultânea de muitos passos de trabalho diferentes ao mesmo tempo.

O facto de existir muito trabalho manual executado por diferentes colaboradores não melhora necessariamente a eficiência; pelo contrário, aumenta a probabilidade de ocorrerem erros.

Ao utilizar as readychains da igus, as quatro calhas articuladas podem ser instaladas em meio dia.

Anteriormente, dois funcionários precisavam de uma semana e meia para instalar uma calha articulada no eixo X de uma máquina AERO e mais uma semana para o sistema de calha articulada dos eixos Y e Z.

Assim, a Hartford consegue, simultaneamente, eliminar alguns passos de trabalho, reduzir os custos de processo e melhorar significativamente a produtividade.