FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Mercadona reforça a sua aposta na economia circular

A empresa Mercadona implementou agora a sua Estratégia 6.25, que define seis ações com um triplo objetivo até 2025.

Mercadona Estratégia 6.25

“Dizer Sim a Cuidar mais do Planeta” foi o compromisso que assumiu Juan Roig, presidente da Mercadona, no dia 10 de março, aquando da apresentação dos resultados anuais da empresa. Reforçando o objetivo de reduzir e reciclar, a empresa aposta numa estratégia global, denominada Estratégia 6.25, que envolve a promoção da Economia Circular, com vista à diminuição significativa de plástico em toda a empresa, evitando que se converta em desperdício.

Esta estratégia materializa-se na implementação de seis ações para alcançar um triplo objetivo até 2025. São seis as ações que materializam a Estratégia 6.25 da Mercadona:

  1. Eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções (até ao final de 2020);

  2. Eliminar os descartáveis de plástico de uso único (até ao final de 2020);

  3. Diminuir em 25% o plástico das embalagens (até 2025);

  4. Promover o desenvolvimento de embalagens recicláveis/compostáveis;

  5. Reciclar os resíduos de plástico gerados nas lojas; e

  6. Formar e informar os clientes de como se deve efetuar a separação correta dos resíduos, quer através de informação nas embalagens quer nas lojas.

Em 2025, a Mercadona pretende atingir um triplo objetivo:

  1. Reduzir 25% do plástico;

  2. Todas as embalagens de plástico recicláveis e

  3. Reciclar todos os resíduos de plástico.

Margarita Muñoz, diretora de Responsabilidade Social da Mercadona, destaca que «na Mercadona reciclamos 100% das embalagens de cartão e plástico que usamos. São 220 000 toneladas que têm assim uma segunda vida nas nossas lojas, em forma de sacos de compras ou caixas de leite».

Um longo compromisso com o ambiente

O Sistema de Gestão Ambiental da empresa promove uma logística sustentável, maior eficiência energética, a gestão responsável dos resíduos, a produção sustentável e, obviamente, a redução do plástico.

A Mercadona é, desde 2009, membro do Fórum Europeu de Distribuição para a Sustentabilidade (REAP), um organismo copresidido pela Comissão Europeia, no qual todos os participantes são auditados periódica e externamente em matéria de sustentabilidade. Além disso, desde 2011, é membro do Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais em Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.

Em Portugal, integra o Pacto Português para os Plásticos, plataforma colaborativa que pretende fomentar a Economia Circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos, iniciativa liderada pela Smart Waste Portugal, da qual a Mercadona também faz parte.