FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Mercadona investe 140 milhões de euros na Estratégia 6.25

A Mercadona, dentro do seu compromisso de “Dizer Sim a Cuidar Mais do Planeta”, planeia investir mais de 140 milhões de euros nos próximos cinco anos para reduzir o plástico através da Estratégia 6.25.

Mercadona Estratégia 6.25

A empresa começou a trabalhar nesta estratégia em 2019, envolvendo todos os colaboradores no desafio de Continuar a Cuidar do Planeta, tornando os diferentes processos da cadeia de montagem mais sustentáveis.

A Estratégia 6.25, que tem o triplo objetivo até 2025 de reduzir em 25% o plástico, tornar todas as  embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico, está a ser implementada através de 6 ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, desde a definição das embalagens do futuro, à coordenação com os fornecedores, adaptação das lojas, gestão de resíduos, logística, entre outros.

A empresa conta com uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de atuação da Estratégia 6.25, composta por trabalhadores de diferentes departamentos da empresa, tais como Lojas e Prescrição Perecíveis, Obras e Expansão, Prescrição Secos e Informática, Logística, Financeiro e Relações Externas.

Nos últimos dois meses, a Mercadona adaptou 72 lojas e transformou-as em Lojas 6.25, nas quais já é possível observar avanços na estratégia e cujo objetivo é ouvir a opinião dos "Chefes" (clientes) e trabalhadores relativamente a todas as ações que a empresa está a desenvolver no âmbito da Estratégia 6.25. De facto, nesse período, foram recebidas mais de 1.300 sugestões e opiniões, tanto de clientes como de trabalhadores, que estão a contribuir para melhorar as diferentes ações que a Mercadona está a implementar.

As lojas 6.25 encontram-se atualmente distribuídas por todas as províncias espanholas e, em Portugal, encontra-se em Matosinhos (distrito do Porto), e este modelo continuará a expandir-se por toda a cadeia ao longo do próximo ano.

A Estratégia 6.25 para a redução do plástico: Uma Mercadona mais verde

As primeiras duas ações desta estratégia centram-se no facto de, ao longo de 2020, a Mercadona proceder à eliminação dos sacos de plástico de uso único em todas as secções, bem como os descartáveis ​​de plástico de uso único. A terceira ação, a realizar-se até 2025, implica o compromisso da empresa em reduzir em 25% o uso de plástico nas suas embalagens, eliminando o que não acrescenta valor, substituindo-o por outros materiais e incorporando plástico reciclado. Além disso, a quarta medida demonstra o compromisso da empresa em tornar recicláveis ​​todas as suas embalagens de plástico até 2025.

Na quinta ação da Estratégia 6.25, a Mercadona compromete-se a reciclar 100% dos resíduos de plásticos das Lojas físicas. E, em sexto lugar, a Mercadona ajudará os “Chefes” a reciclar, fornecendo-lhes informações úteis sobre a reciclagem tanto na loja e como nas embalagens, através de pictogramas indicativos.

Para concretizar esta estratégia, a empresa irá formar os 90 000 colaboradores que integram a Mercadona em Espanha e em Portugal. Além disso, transmitiu também os objetivos da estratégia aos seus fornecedores, que já estão a trabalhar na sua implementação em conjunto com os departamentos de Compras e Prescrição.

A Mercadona irá disponibilizando informação sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” do seu site, onde, além disso, “O Chefe” encontrará conteúdos sobre reciclagem, questões ambientais e factos de sustentabilidade da Mercadona.

Uma política de ação social sustentável integrada na estratégia de RSE da Mercadona

A Mercadona, dentro do compromisso de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, que aborda a componente social e ética através de diferentes linhas de ação sustentáveis ​​que reforçam o seu compromisso com o crescimento partilhado. No âmbito desta política, a Mercadona colabora com mais de 280 cantinas sociais e 60 bancos alimentares e outras entidades sociais em Espanha e Portugal, às quais doa diariamente alimentos.

Da mesma forma, a Mercadona colabora intensamente com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração de suas lojas com murais de trencadís, realizados por mais de 1 000 pessoas com diferentes graus de incapacidade.

Outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social da Mercadona é a sustentabilidade ambiental, dedicando cada vez mais esforços para Continuar a Cuidar do Planeta; daí o reforço do compromisso com o investimento de 44 milhões de euros em 2019 em medidas de proteção ambiental.

Para isso, a Mercadona possui um Sistema de Gestão Ambiental próprio, baseado nos princípios da Economia Circular e focado na otimização logística, na eficiência energética, na gestão de resíduos, na produção sustentável e na redução de plástico.

Essas áreas de trabalho não são novidade para a Mercadona, que conta com inúmeros exemplos de atuação, como a pool de embalagens reutilizáveis ​​da Logifruit, implementada já há 25 anos. Ou o seu modelo de gestão de resíduos, graças ao qual a Mercadona dá uma segunda vida a mais de 220.000 toneladas de cartão e plástico por ano (100% das embalagens utilizadas pela empresa e posteriormente recicladas).

Ou a eliminação dos sacos de plástico de um só uso na linha de caixas que a Mercadona implantou em 2019, disponibilizando aos “Chefes” um saco de papel reciclável, um saco plástico reutilizável feito com material reciclado e o saco de ráfia reutilizável e feito com material reciclado que foi introduzido há já vários anos em toda a cadeia.

Além disso, a Mercadona é membro, desde 2011, do Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais nas áreas de Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.

Em Portugal, a Mercadona integra o Pacto Português para os Plásticos, plataforma colaborativa que pretende fomentar a Economia Circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos, iniciativa liderada pela Smart Waste Portugal, da qual a Mercadona também faz parte.

Se quiser saber mais informação sobre as medidas ambientais da Mercadona, visite o site.