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Revista TecnoAlimentar

Mercadona incorpora plástico reciclado para melhorar embalagens de pizza

A Mercadona, fiel ao seu compromisso “Sim a continuar a cuidar do Planeta”, desenvolve, desde há mais de dois anos, a Estratégia 6.25, para a redução do plástico e a adequada gestão de resíduos, que se concretiza em 6 ações a desenvolver até 2025.

Mercadona

Entre outras ações do plano, a empresa continua a levar a cabo a Ação 3 da estratégia, através da qual em 2025 terá reduzido em 25% o plástico nas suas embalagens. Para alcançar este objetivo a Mercadona está a aplicar diferentes estratégias, como a eliminação do plástico em excesso substituindo-o por outros materiais, a redução, a reutilização ou a incorporação de material reciclado.

Neste contexto, a Mercadona alterou as embalagens das suas míticas pizzas refrigeradas Hacendado por uma opção mais respeitadora do meio ambiente. As novas embalagens das pizzas são fabricadas com plástico reciclado e reciclável, numa clara aposta pela economia circular.

A embalagem das pizzas refrigeradas Hacendado foi evoluindo nos últimos anos e dá agora mais um passo rumo à sustentabilidade ambiental, de tal forma que, com este movimento, a Mercadona deixa de usar 1600 toneladas de plástico virgem por ano, o que equivaleria a 64 camiões.

O linear de pizzas da Mercadona oferece hoje um amplo sortido onde se podem encontrar diversas opções quanto a ingredientes, sabores, tamanhos e formatos; 24 variedades de grande qualidade entre as quais os “Chefes” (clientes) podem também encontrar opções sem lactose e sem glúten.

O Fornecedor Totaler Casa Tarradellas elabora, desde 1988, as pizzas refrigeradas Hacendado para Mercadona.

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A empresa vai investir mais de 140 milhões de euros na Estratégia 6.25, um passo em frente no seu compromisso de continuar a cuidar do planeta

Estratégia 6.25, que tem o triplo objetivo de até 2025 reduzir 25% do plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações, está a ser implementada através de 6 ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, desde redesenhar as embalagens do futuro em coordenação com os fornecedores, à adaptação das lojas e logística, gestão de resíduos, entre outros. No total, a empresa prevê investir 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para concretizar todas as ações que integram esta estratégia.

No passado mês de janeiro, alcançou-se o primeiro marco da estratégia:eliminar os sacos de plástico descartáveis de uso único em todas as secções das lojas. Agora, a empresa oferece aos clientes sacos compostáveis - feitos de fécula de batata - que devem ser depositados no contentor de lixo orgânico, tal como indica o pictograma incluído nos sacos, com a intenção de informar os clientes como fazer a separação e reciclagem adequada dos seus resíduos. Além disso, a Mercadona, incorporou também esse pictograma nos sacos tanto de secção como de linha de caixas, onde a empresa dispõe de três opções reutilizáveis e sustentáveis. O cumprimento desta primeira ação da Estratégia 6.25 supõe uma redução de 3200 toneladas de plástico por ano.

A Mercadona também completou a segunda ação da estratégia ao eliminar os descartáveis de plástico de uso único em toda a cadeia substituindo-os por alternativas mais sustentáveis como o cartão, a madeira, a cana de açúcar e o plástico reutilizável, e que podem, ainda assim, ser lavados na máquina de lavar loiça depois de cada utilização.  Com esta segunda ação, a Mercadona deixa de utilizar 3000 toneladas de plástico por ano, o equivalente a 120 camiões.

A empresa começou a trabalhar nesta estratégia em 2019, envolvendo todos os seus colaboradores da empresa no desafio de “Continuar a Cuidar do Planeta” e tornar os diversos processos da linha de montagem mais sustentáveis. Neste sentido, a Mercadona conta com uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de atuação da Estratégia 6.25, composta por colaboradores de diferentes departamentos da empresa, como Lojas, Prescrição, Informática, Compras, Logística, Financeiro, Relações Externas e Obras.