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Revista TecnoAlimentar

Mercadona faturou 32 milhões de euros em Portugal

A 2 de julho de 2019, a Mercadona alcançou um novo marco na sua história, com a abertura do seu primeiro supermercado em Portugal, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. O sucesso é a palavra que marca os primeiros meses em território nacional. 

Com esta abertura, à qual se somaram nove lojas - as duas últimas em dezembro -, localizadas nos distritos de Porto, Braga e Aveiro, a empresa tornou realidade o seu processo de internacionalização, anunciado em 2016 e que se construiu durantes estes três anos graças ao esforço e dedicação de 900 colaboradores e mais de 300 fornecedores portugueses.

A colaboração diária de todos contribuiu para a definição de um sortido para e com o “Chefe” português e para alcançar, neste primeiro ano, uma faturação total superior a 32 milhões de euros.

A empresa continuou o forte esforço de investimento no desenvolvimento deste projeto, superior a 220 milhões de euros desde o início da expansão. Deste total, 150 milhões de euros foram investidos em 2019, tendo tido como destino a abertura das lojas, a aquisição de novos terrenos e o arranque do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, entre outros.

Além disso, a empresa contribuiu para a criação de riqueza em Portugal através dos 11 milhões de euros pagos em impostos, suportados e cobrados pela Irmãdona Supermercados S.A. (a sociedade que a empresa criou em Portugal).

A Mercadona terminou 2019 com um total de 90 000 colaboradores com contrato efetivo, depois de criar 4 200 novos postos de trabalho estáveis e de qualidade, dos quais 600 em Portugal; uma rede de 1 636 supermercados (10 em Portugal) e um total de 1.400 fornecedores especialistas, 300 deles em Portugal.