FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Mercadona compra 126 milhões de euros a produtores nacionais em 2019

As compras a fornecedores em Portugal superaram a estimativa da cadeia espanhola que, em quatro anos, somam 329 milhões.

Só em 2019, a cadeia comprou 126 milhões de euros a fornecedores nacionais. Leite e queijo dos Açores, peixe ou fruta como pera-rocha, maçãs Royal gala ou Golden foram alguns dos produtos que contribuíram para o crescimento de 43% em relação a 2018.

O valor suplanta a estimativa de 90 milhões feita em julho pelo presidente da Mercadona, Juan Roig, durante a abertura da loja em Canidelo, Vila Nova de Gaia, a primeira da retalhista espanhola em Portugal. Desde que anunciou a entrada em Portugal, em 2016, a cadeia comprou 329 milhões a produtores e fornecedores nacionais.

«A maioria – cerca de 90% – do que compramos foi exportado para Espanha para ser vendido na rede de mais de 1600 supermercados. 10% foi adquirido pela Irmadona, a dona das lojas em Portugal», precisa Elena Aldana, diretora de relações externas.

A cadeia fechou o ano passado com dez supermercados em Portugal, que desde julho foram abrindo nos distritos do Porto, Braga e Aveiro. Neste ano estão previstas dez novas aberturas, com a primeira em 2020 a ocorrer em março em Aveiro, nos terrenos do antigo matadouro municipal. Águeda, Ermesinde, Penafiel, Santo Tirso e Trofa são as localizações já conhecidas, com as aberturas previstas.

Para as lojas nacionais, a cadeia espanhola, com origem em Valência, desenvolveu um sortido de oferta, com cerca de cinco mil referências, dirigido ao consumidor português, depois de meses de estudo no centro de coinovação, em Matosinhos. Esse esforço de adaptação ao gosto local obrigou a selecionar uma série de fornecedores de produtos nacionais, como vinho, leite ou queijo.

Nas lojas em Portugal, o leite é 100% português (e devidamente destacado na embalagem), uma decisão que se insere numa política de apoio aos setores produtores sensíveis, como é o caso do setor leiteiro, justifica a cadeia.

FONTE: Dinheiro Vivo