FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Mercadona aposta no reforço da pêra Rocha

A Mercadona tem vindo a colaborar com mais de 300 fornecedores comerciais nacionais aos quais comprou, em 2020, 208 milhões de euros. A Mercadona, com o arranque da campanha da pera Rocha, reforça a sua aposta no setor primário nacional disponibilizando nas suas lojas de Portugal e Espanha, este fruto de origem portuguesa. Como resultado dessa aposta, em 2020, a empresa comprou 1.700 toneladas de pera rocha aos seus fornecedores na região Oeste, das quais 1.100 foram destinadas à exportação e 600 ao mercado nacional.

A Mercadona colabora com mais de 300 fornecedores nacionais, destacando e valorizando a sua origem e aposta “num relacionamento baseado na transparência e no compromisso a longo prazo”, é referido. Para oferecer produtos frescos e com a máxima qualidade aos “Chefes” (clientes), a Mercadona desenvolve “uma Cadeia Agroalimentar Sustentável, que aposta em relações estáveis e produtivas com o setor primário. Assim, para garantir a sua frescura aquando da chegada às lojas a apanha é feita à mão, de forma tradicional, conservando as características únicas deste fruto”.

É exemplo disso, a LusoPêra, fornecedor especialista, desde 2015, ao qual a Mercadona comprou, em 2020, 315 toneladas de pera rocha. Este fornecedor é constituído por 14 produtores de cinco famílias da zona Oeste de Portugal, e, de acordo com o comunicado “além de criar riqueza na região, apoiando os produtores locais, tem a preocupação de garantir a qualidade deste produto 100 por cento português e a sustentabilidade da sua produção”. A LusoPêra é membro da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), principal associação do setor que conta com 28 empresas associadas e tem como objetivo valorizar e apoiar os produtores deste fruto.

João Alves, Produtor e Administrador da LusoPêra salienta que o principal foco da empresa é “é continuar a produzir pera rocha de um modo sustentável em harmonia com a natureza, com o máximo sabor e equilíbrio nutritivo, por forma a fazer chegar aos clientes da Mercadona um fruto de excelência, com o melhor sabor a que a região Oeste de Portugal nos habituou”.

Por sua vez, Pedro Barraco, diretor de Relação com o Setor Primário da Mercadona Portugal, considera que “a pera Rocha não podia faltar nas nossas lojas. Aliás, a Mercadona está a levar este fruto, tão português, além-fronteiras, podendo também ser encontrado nos nossos supermercados em Espanha. Trabalhamos este fruto com vários fornecedores especialistas na região Oeste e apostamos num projeto de Cadeia Agroalimentar Sustentável, estabelecendo relações de ganho mútuo com um crescimento partilhado e sustentável”.