FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Mercado mundial de carne de porco estável

O mercado mundial da carne de porco encontra-se numa situação estável, com um aumento da oferta no continente americano que é facilmente absorvida pelos principais mercados de importação na Ásia.

As importações asiáticas são as que mantêm o preço no mercado mundial, de acordo com a última informação do Rabobank do segundo trimestre.

Na China, os níveis de preço no mercado interno vá estabilizar as importações nos próximos meses.

A oferta local começa a recuperar no terceiro trimestre, com a entrada em funcionamento dos investimentos dos últimos anos.

O mercado de carne de porco europeu está no auge, com um rápido aumento dos preços devido à pressão na oferta.

Prevê-se que esta situação se mantenha até o Verão. Os preços dos leitões alcançaram valores recorde durante o primeiro trimestre e as exportações continuam a impulsionar os preços em alta.

A previsão de um aumento da produção da carne de porco nos Estados Unidos da América (EUA) em 4% em 2017 é a força que empurra a indústria de carne de porco.

Com um consumo que está a atingir níveis recorde, as exportações serão as que determinam o nível final do preço. Os atuais preços baixos desafiam o seu principal concorrente em exportação no mercado mundial, a União Europeia.

O Brasil está a aumentar a sua presença no mercado internacional, em especial com um crescimento das suas exportações de carne de porco para a China.

O recente escândalo no Brasil com a carne teve pouco ou nenhum impacto nos volumes de exportação e nos preços.

Fonte: Agrodigital