FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Mais de metade da abertura de lojas são supermercados

Lisboa e Porto concentram o maior número de aberturas. Nos últimos 4 anos foram criados mais de 25 mil empregos no retalho alimentar e não alimentar.

Mais de metade das aberturas no retalho no ano passado foram de supermercados: 45 de um total de 73 lojas que abriram em 2019. Lisboa (22) e Porto (19) concentraram o maior número de aberturas, seguido de Leiria e Viseu (sete cada), Viana do Castelo (seis), Santarém e Faro (cinco cada), elevando para 3920 o número de lojas de retalho moderno no país, de acordo com os dados do Sales Index 2019, da Marktest Consulting. Ainda assim, um abrandamento face ao ritmo de aberturas de 2018, em que nasceram 167 novos supermercados.

O setor está a desacelerar? «Não registamos abrandamento ou sinal de saturação no mercado. Aliás, no início de 2020 registámos já mais de 20 aberturas em diversas zonas do país», garante Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.

«O mercado português tem um enorme potencial até pelas suas características muito diversificadas, nomeadamente territoriais, e, por isso, temos assistido não só à entrada de novos players mas também ao enriquecimento da oferta já existente, quer no retalho alimentar quer no retalho especializado». Os 163 associados da APED representam 11% do PIB nacional, empregam 130 mil colaboradores e, nos últimos quatro anos, criaram 25 mil empregos.

O boom fez-se sentir «especialmente a partir de 2016», lembra Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca. Desde então, até final do ano passado, abriram mais de 300 supermercados. Motivos? “A própria dinâmica do retalho alimentar e a entrada de novos operadores nesse mesmo mercado.” Ou seja, a chegada da Mercadona que no ano passado abriu as primeiras dez lojas na região norte e, em 2020, promete abrir outras dez nos distritos do Porto, Aveiro e Viana do Castelo. A primeira é já a 24 de março, em Aveiro (nos terrenos do antigo matadouro municipal).

FONTE: Dinheiro Vivo