FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Mais de 20% dos artigos de marca própria do Lidl contam com certificações ambientais e sociais

Em apenas 4 anos, os artigos Lidl com certificações de sustentabilidade aumentaram mais de 40%, representando 22% dos seus artigos de marca própria. Ou seja, mais de 730 produtos certificados disponíveis nas lojas Lidl, de norte a sul do país, sem acréscimo de preço.

A oferta de produtos de marca própria com certificações ambientais e sociais é uma das preocupações do Lidl Portugal, especialmente nos produtos cuja matéria-prima é considerada crítica do ponto de vista da sua exploração, condições de trabalho, impacto ambiental, sustentabilidade do ecossistema ou direitos humanos.

O retalhista tem investido, ao longo dos anos, no aumento do número de produtos certificados tornando-os acessíveis aos seus clientes, assegurando uma oferta e um conjunto de fornecedores certificados, sem que tal signifique um custo acrescido para os clientes. Em 4 anos, os artigos com certificações de sustentabilidade aumentaram mais de 40%, tendo o Lidl entre 2021 e 2022, segundo o seu último Relatório de Sustentabilidade, mais de 730 produtos certificados, que representam 22% da sua marca própria em oferta permanente.

Para garantir o maior número possível de produtos com normas de certificação reconhecidas, o Lidl trabalha em colaboração com organizações externas como Fairtrade, MSC, ASC, FSC ou Rainforest Alliance / UTZ, sendo igualmente exigente na seleção dos seus fornecedores, com vista a uma cadeia agroalimentar que consome, de forma mais responsável, os recursos naturais e se preocupa com a sua conservação, além de garantir condições de vida e trabalho justas dos produtores.

Neste sentido, todo o cacau presente nos produtos de marca própria é 100% certificado; 100% das matérias-primas dos chás verde, preto e rooibos de marca própria são certificadas; 100% dos abacaxis provêm de quintas com certificação Rainforest Alliance; 100% do óleo de palma utilizado nos produtos de marca própria é certificado e 100% dos seus fornecedores de frutas, legumes, plantas e flores são certificados pela Global G.A.P e GRASP, garantindo a produção em termos de segurança alimentar, qualidade e em aspetos laborais. Adicionalmente, o Lidl está comprometido com a pesca sustentável, através da certificação MSC (Marine Stewardship Council) – que evita a sobrepesca e protege o ecossistema marinho - e privilegia produtos de aquicultura sustentável, e da certificação ASC (Aquaculture Stewardship Council) que intervém a favor de uma criação mais responsável de peixes e mariscos.

Também nos seus produtos não alimentares de marca própria, o Lidl investe na certificação dos mesmos, como é o caso dos têxteis, colaborando com organizações certificadas, e utiliza já diversos selos que garantem a recolha e utilização das matérias-primas de forma ambiental e socialmente responsável, como o GOTS - Global Organic Textile Standard – presente em todas as roupas de criança da sua marca Lupilu, que garante a fabricação responsável e rastreabilidade do algodão utilizado, desde a sua colheita até à rotulagem. Em 2022, mais de 90% do algodão utilizado nas marcas próprias do Lidl era certificado com origem sustentável.

A oferta é vasta e o trabalho continuo estando estas medidas abrangidas na estratégia de responsabilidade social e corporativa “Mais Lidl”, que define como eixos Mais para o Planeta, Mais para a Comunidade e Mais para Si. Comprometido com uma resposta sustentável do seu negócio, o Lidl Portugal acaba de publicar o seu novo relatório de sustentabilidade referente aos anos fiscais de 2021 e 2022, dando a conhecer estes e outros os resultados alcançados, os objetivos a que a insígnia se propõe e as iniciativas em destaque dos seis eixos estratégicos, que integram as referidas dimensões: Proteger o Clima, Respeitar a Biodiversidade, Conservar os Recursos, Agir de Forma Justa, Promover a Saúde e Envolver através do Diálogo.

A sustentabilidade é um tema estratégico e transversal ao negócio do Lidl que, permanentemente, procura soluções criativas e ganhos de eficiência que possam contribuir para potenciar a missão da empresa, de oferecer produtos de qualidade ao melhor preço, aliando boas práticas ambientais e sociais a toda a sua cadeia de valor.