FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Lisboa recebe jornada sobre óleos essenciais e voláteis

O Centro de Biotecnologia Vegetal (CESAM Lisboa) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa leva a cabo, na segunda-feira dia 13 de março, uma Jornada sobre Óleos Essenciais e Voláteis.

O programa e ficha de inscrição estão disponíveis aqui

Os óleos essenciais são princípios odoríferos, produzidos pelas plantas, e utilizados, desde a antiguidade, tanto com fins terapêuticos, como no fabrico de perfumes e cosméticos.

O interesse renovado pela utilização de substâncias naturais, biologicamente ativas, tem encorajado a utilização dos óleos essenciais como agentes antimicrobianos e antioxidantes em alimentos. Para tal, muito contribuiu o facto de os óleos essenciais aliarem o seu papel aromatizante à condição de serem produtos naturais e biodegradáveis, apresentarem baixa toxicidade para os mamíferos e poderem desempenhar, simultaneamente, as funções de mais do que um dos seus equivalentes sintéticos.

Além destas propriedades, os óleos essenciais encontram ainda aplicação na proteção de culturas agrícolas, prevenindo doen- ças e pragas, com a vantagem de não se acumularem no ambiente e terem um largo espectro de ação, o que diminui o risco de desenvolvimento de estirpes patogénicas resistentes. No seu conjunto, estas propriedades, têm despertado, nos últimos anos, um interesse crescente, a nível mundial, pelo estudo das plantas produtoras de óleos essenciais.

Saiba mais aqui.