FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Lisboa e Porto debatem “Odisseia de uma bolha de champagne”

Gérard Liger-Belair, professor do departamento de enologia e diretor da equipa de investigação da Universidade de Reims “Equipe Effervescence, Champagne et Application” vem pela primeira vez a Portugal, mostrar o seu trabalho de 19 anos sobre os processos físicos e químicos que estão na origem da formação, ascensão e explosão das bolhas de Champagne.

vinhos

De uma beleza arrebatadora, os movimentos destas pequenas esferas de anidrido carbónico numa flute de espumante, comparam-se aos fenómenos que animam os oceanos e a nossa atmosfera.

O professor Liger-Belair usando técnicas recentes de captura de imagem, como câmaras de alta velocidade e “slow motion”, capturou o movimento das bolhas e estudando os mecanismos que estas induzem na prova, descreveu a partir de equações cada etapa que marca a sua existência, desde a sua formação ao seu desaparecimento.

A partir destas fotos e vídeos, belos e quase poéticos, desvenda-se toda a vida fugaz da bolha, responsável por dar ao Champagne e espumantes todo o seu carácter e alma.

Estas pequenas esferas de anidrido carbónico nascem no vinho gerando uma sucessão de fenómenos de uma insuspeita complexidade, despertando todos os sentidos do provador.

Assim a Vinideas irá organizar o seminário “A Odisseia de uma bolha de champagne” a 6 de novembro no IVV -Instituto da Vinha e do Vinho, em Lisboa, e a 7 de novembro na CVRVV - Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, no Porto.

Este seminário conta com o especial apoio das Caves da Murganheira e apoio institucional do Instituto da Vinha e do Vinho - IVV e Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes - CVRVV.

Para mais informações, consultar:

Programa do seminário