FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

LIPOR e FhP-AICOS desenvolvem tecnologia para gestão de resíduos

Como forma de melhorar a eficiência da gestão de resíduos, a LIPOR e o centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS) estão a desenvolver uma solução tecnológica que permite aos cidadãos fazerem parte do processo, envolvendo-os em atividades de compostagem. ConPosting é o sistema em desenvolvimento que contempla um conjunto de sensores, uma aplicação móvel e um portal web.

 LIPOR

O objetivo é que, através da sensorização/digitalização dos compostores, seja possível monitorizar a valorização dos biorresíduos através da Compostagem caseira. Este processo descentralizado permitiu em 2020, com o contributo dos cidadãos, que fossem valorizados localmente cerca de 6 500 t. de biorresíduos.

Através de sensores adaptados ao compostor é possível recolher e monitorizar alguns dados como, por exemplo, a temperatura e a humidade. A monitorização do processo de compostagem passa a ser mais simples e eficaz pois é acompanhada tanto pelo cidadão que, através de uma aplicação móvel, pode melhorar e direcionar o processo de compostagem; como por parte dos profissionais da LIPOR que, através de um portal web, conseguem acompanhar todo o processo remotamente. A utilização do ConPosting vai permitir um sistema mais eficiente, evitando deslocações desnecessárias por parte das equipas da LIPOR e, simultaneamente, melhorando o processo de compostagem.

LIPOR

O processo é simples! O cidadão recebe, gratuitamente e após uma fomação, um compostor com o qual inicia a sua compostagem caseira. A monitorização e o acompanhamento de todo o processo de compostagem pode ser feito tanto pelo cidadão, através da aplicação no seu telemóvel, como dos técnicos da LIPOR, através do portal web disponibilizado. O ConPosting inclui ainda uma linha de comunicação entre os cidadãos e os técnicos da LIPOR para esclarecimento de dúvidas e através da qual podem também receber dicas de jardinagem, uma vez que os resultados da compostagem (processo que demora cerca de 6 meses) são utilizados como “adubo natural”.

Para além da importância no impacto ambiental da cidade e na gestão de resíduos, o ConPosting pretende melhorar não só a vida dos habitantes, mas também reduzir os custos de recolha e tratamento de resíduos, aumentando assim a sua eficiência e aplicando técnicas de gestão de resíduos voltadas para a comunidade.