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Revista TecnoAlimentar

Lidl lança no mercado hambúrguer de "carne" vegano

Depois de se posicionar como o supermercado com a oferta mais vegana e vegetariana de Espanha, o Lidl faz chegar ao país a receita do hambúrguer vegano Beyond Meat, cujo sucesso nos Estados Unidos revolucionou o mercado. O Lidl apresentou a sua própria versão desta receita em Madrid, com a sua própria marca, a Next Level Meat.

Feito a partir de proteína de ervilha, este lançamento revolucionário chega a Espanha com um preço de 2,99 € para o pacote de duas unidades e em resposta à tendência crescente na venda de produtos veganos para todos os públicos. De acordo com um relatório da consultoria Nielsen, em 2019 o consumo de substitutos da carne, como hambúrgueres de legumes em Espanha, cresceu até 25%, o que significa uma mudança na dieta geral dos espanhóis, atingindo o consumidor carnívoro e superando o público exclusivamente vegetariano.

A receita utilizada pelo Lidl é um dos substitutos da carne mais bem sucedidos no mercado internacional atual, com diferenças quase insignificantes no sabor, textura e cheiro quando comparado com a carne.

Hoje, 550 milhões de hambúrgueres são consumidos anualmente em Espanha e, até agora, as grandes raízes culturais do hambúrguer não conseguiram encontrar um concorrente vegano para igualar. Por esse mesmo motivo, grandes empresas de alimentos como o Lidl entraram na corrida no desenvolvimento de produtos que mantêm as propriedades da carne e, ao mesmo tempo, contribuem para a redução de seu consumo. O Lidl está posicionado como o primeiro supermercado a ter um hambúrguer de 'carne que não é carne' entre seus produtos de marca própria, democratizando o seu preço para responder às necessidades e tendências dos consumidores e do mercado.

A revolução das "carnes" veganas

O novo hambúrguer vegano do Lidl é composto, entre outros ingredientes, por vegetais, proteína de ervilha, soja e trigo, além de sumo de beterraba, para dar o toque avermelhado que lembra um hambúrguer de carne.

Esta é uma réplica da receita da Beyond Meat, uma startup que iniciou a corrida para conquistar o mercado vegano em 2003 nos EUA, quando Bill Gates decidiu investir nela depois de se surpreender por não conseguir encontrar a diferença com a carne normal.

Como afirma Arantxa Conde, chefe de relações públicas da Espanha, «com a criação deste novo hambúrguer vegano, o Lidl incorporou esta receita nas suas linhas de carne como uma forma de democratizar a inovação gastronômica e continuar a responder às últimas tendências do consumo espanhol».

De acordo com o consultor da NPD, 95% dos hambúrgueres de legumes vendidos em 2019 nos EUA foram consumidos por um público carnívoro. Na Espanha, a corrente parece seguir o mesmo ritmo e o consumo de carne sofreu uma queda de 12% nos últimos seis anos, de acordo com relatórios do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação. É por isso que o Lidl evolui no ritmo das necessidades e demandas do público espanhol, incorporando gradualmente novos formatos e produtos. Aguarda-se agora a chegada do produto a Portugal.

FONTE: Interempresas