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Revista TecnoAlimentar

“Leva a Comida a Sério” é o mote da primeira campanha da Too Good To Go em Portugal

O tom bem-humorado, descontraído e arrojado da primeira campanha da Too Good To Go em Portugal, contrasta de forma positiva, com a relação de respeito pelos alimentos, que a marca pretende reativar nos portugueses.

Too Good To Go

A campanha que já circula em outdoors em vários pontos das cidades de Lisboa e Porto, vem reforçar um dos compromissos da marca Too Good To Go em Portugal - fomentar no consumidor o respeito pelos alimentos e um consumo mais consciente e responsável - “Leva as refeições a sério.” é o apelo da Too Good To Go. 

A narrativa gira em torno do papel incontornável que a comida, e principalmente as refeições, têm na nossa vida, e que vai muito além do nutricional. Não é possível distanciá-las das nossas emoções e memórias. O que é que um bom português fala ao almoço? Do jantar.

“Come tudo até ao fim!” ou “Não brinques com a comida” são expressões que certamente já todos ouvimos. Apelos e conselhos de alguém que a dada altura da nossa vida, nos pedia respeito, pelo que nos era servido no prato. Somos um povo que se senta à mesa para celebrar, discutir ideias, entradas ou sobremesas, pratos que serão servidos naquele momento ou que já fizeram parte da ementa de momentos especiais, ou memoráveis. O que torna quase irónica a quantidade de alimentos que é desperdiçada em Portugal.

Em Portugal, segundo o PERDA, estima-se que, por ano, os portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, em média 132 quilos de comida por ano, por pessoa. Sendo que as famílias desperdiçam 324 mil toneladas. 

A campanha, com o claim “Leva a Comida a Sério” desenvolvida pela dupla criativa M&F, conta com fotografia do fotógrafo Arlindo Camacho e realização de Gonçalo Sburgens. Um conceito simples e cativante que se desdobra em três retratos e três filmes de 30” para social media. Filmes que nos contam o que está por detrás de cada momento descontraído e informal que deu origem a cada um dos retratos da campanha. A ideia foca-se no respeito pelos alimentos e no bem-estar e conforto que estes nos possibilitam. 

A marca relembra aos portugueses que através da aplicação Too Good To Go, estes podem dar uma segunda oportunidade a refeições e alimentos, enquanto ajudam a salvar o planeta. Porque a comida e o desperdício alimentar, são verdadeiramente, temas demasiado sérios para ignorar. E com apenas três simples passos, qualquer consumidor comum pode ajudar a acabar com o desperdício alimentar - download, comprar, e ir buscar.

Um resumo do último ano da Too Good To Go 

A empresa surge em Portugal em finais de Outubro de 2019, e conta, à data de hoje, com uma comunidade de mais de 300 000 utilizadores e mais 1 600 parceiros, desde restauração até grandes grupos da indústria alimentar como Auchan, Intermarché, Meu Super, Nestlé e Danone. Que juntos já salvaram mais de 150 000 refeições do desperdício, o que equivale a 375 000kg CO2 e que não foram libertados para a atmosfera, caso essas refeições fossem desperdiçadas - o equivalente a 982 voos de Lisboa-Londres.  

Em linha com este sucesso nacional, estão os números globais da Too Good To Go que num universo de 15 países, já conta com uma comunidade de 26 Milhões de utilizadores, mais de 71 Mil estabelecimentos que juntos já salvaram cerca de 47 milhões de refeições o que equivale a mais de 118 Mil toneladas de CO2.

Uma economia circular que possibilita uma vantagem para o consumidor, para o ambiente, mas também para o estabelecimento, que encontra nesta solução uma segunda oportunidade de escoar excedente que se iria transformar em desperdício, reduzindo a sua pegada ecológica e optimizando a sua operação -  mesmo que o impacto principal e mais significativo não seja, de todo, o financeiro - dando uma segunda oportunidade aos alimentos.