Leste europeu exige igual qualidade nos produtos
Vários países da Europa de Leste estão a protestar contra a menor qualidade dos produtos disponíveis nos seus mercados em comparação com os da Europa Ocidental.
A Universidade de Química e Tecnologia de Praga descobriu que muitos produtos de marca diferem em qualidade quando se comparam as versões checa e alemã.
A universidade dá como exemplo os 7% adicionais de água e menor quantidade de peixe nos Douradinhos da Iglo disponíveis na República Checa, enquanto a Sprite tem mais adoçantes artificiais que a versão alemã, apesar de ser mais cara.
Estudos similares foram feitos na Eslováquia e Hungria, comparando os produtos disponíveis nestes países com as versões austríacas, e os resultados indicam no mesmo sentido.
Os fabricantes defendem-se que apenas adaptam os produtos aos mercados locais e preferências dos seus consumidores, contudo, uma pesquisa apurou que 77% dos consumidores checos rejeitam esta explicação.
Hungria, Polónia, Eslováquia e República Checa formalizaram uma queixa no Conselho Europeu, alegando que estas modificações dos produtos são enganadoras.
Fonte: Grande Consumo