FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Lacticínios das Marinhas cada vez mais sustentável

A Marinhas é uma empresa familiar com um método de produção de Laticínios 100% artesanais, tendo sempre em vista oferecer produtos de qualidade inigualável para os seus consumidores. Com foco na sustentabilidade, a Lacticínios das Marinhas aderiu ao programa Carbon Neutral da CHEP e à Sociedade Ponto Verde. A CHEP é uma empresa australiana pertencente ao Grupo Brambles que, atualmente, atua a nível global.

A CHEP desenvolveu o sistema de pooling de paletes, sendo este considerado um dos negócios de logística mais sustentáveis do mundo, através da partilha e reutilização das suas paletes e contentores.

Através de ferramentas de sustentabilidade e com base numa Análise do Ciclo de Vida, em conformidade com a norma ISO 14044, a CHEP calcula a pegada de carbono da Marinhas, oferecendo uma vasta gama de projetos de compensação em diferentes regiões do mundo após essa avaliação, tendo um impacto ambiental e social. Através da certificação com a CHEP a Lacticínios das Marinhas, em fevereiro de 2022, poupou 112 dm3 em madeira, diminuiu as suas emissões em 130 kg e reduziu os seus resíduos em 10 kg.

Este é o início de um grande percurso e em 2023 espera-se que esta contribuição para a proteção do meio ambiente seja ainda maior. Por sua vez, a Sociedade Ponto Verde, representa uma entidade privada sem fins lucrativos que visa promover a recolha seletiva, a retoma e a reciclagem de embalagens em Portugal.

O principal objetivo da organização é assegurar um futuro mais sustentável, contribuindo para o aumento da vida útil dos materiais e prevenção do ambiente. Para este efeito, a Sociedade Ponto Verde utiliza um Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE).

Através desta certificação a Marinhas, em 2021, evitou a emissão de 2,45 tCO2e, correspondendo a menos 24,5 mil km percorridos de carro. Apesar de ter sido um resultado bastante positivo, espera-se que haja ainda melhores resultados em 2022.