FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

IPVC recebe selo de excelência: alimentação saudável no Ensino Superior

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi distinguido com o Selo de Excelência “Alimentação Saudável no Ensino Superior”, atribuído pela Direção-Geral de Saúde pelo trabalho desenvolvido pelos seus Serviços de Ação Social (SAS-IPVC), no cumprimento de um conjunto de requisitos no que respeita a alterações da sua oferta alimentar. Trata-se da primeira vez que o IPVC recebe esta distinção.

O projeto Selo Excelência “Alimentação Saudável no Ensino Superior” distingue publicamente as Instituições de Ensino Superior que promovam uma alimentação saudável junto da população estudantil e que, em simultâneo, cumpram um conjunto de requisitos no âmbito da modificação da oferta alimentar nas suas Escolas.

Entre os critérios para a atribuição do Selo de Excelência ao Politécnico de Viana do Castelo contam-se a adoção de várias medidas para facilitar o acesso a opções alimentares mais saudáveis nas máquinas automáticas, cantinas e bares das Escolas do IPVC, bem como para aumentar a literacia da comunidade académica na área da alimentação saudável. As máquinas de venda automática de bebidas quentes foram também programadas para disponibilizar o máximo de 5 gramas de açúcar por bebida, e foi, ainda, aumentada a disponibilização de água nos espaços de utilização comum da instituição.

Lançado em 2019, este Selo Excelência é uma iniciativa pioneira a nível europeu e surge no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável.

De acordo como a Direção Geral de Saúde, o ingresso no Ensino Superior está associado, em certa medida, a um período em que os jovens adultos alteram os seus hábitos alimentares, pelo facto de muitos se encontrarem deslocados de casa e afastados das rotinas alimentares. Por isso, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e a Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável assumem papel de elevado relevo nas Instituições de Ensino Superior.