FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Investigação e inovação nos queijos é destaque da 20ª TecnoAlimentar

A pensar na atual dinâmica de investigação e inovação dos queijos nacionais, a 20ª edição da TecnoAlimentar compila em dossier uma série de trabalhos dedicados a este setor.

TecnoAlimentar20

Texto: Ana Catarina Monteiro

Os queijos portugueses estão a reinventar-se. De base familiar e artesanal, este é hoje um dos setores que mais valor cria para a indústria agroalimentar portuguesa. Na 20ª edição da TecnoAlimentar, já disponível, pretende-se trazer algumas respostas às preocupações ambientais e de segurança alimentar das queijarias, assim como dar a conhecer boas práticas e casos de sucesso.

Abrimos o dossier com “Uma reflexão sobre o queijo como alimento” e, depois de percorrermos o “Concurso queijos de Portugal”, verificamos os resultados da “Aplicação da mecânica de fluídos no impacto das condições ambientais na cura do queijo Serpa”.

Nas páginas seguintes sugere-se a “Valorização do sorelho para a produção de molhos para saladas e de bebidas lácteas fermentadas” – uma primeira parte de um extenso trabalho científico que será completada na próxima edição da TecnoAlimentar, assim como o “Desenvolvimento e controlo reológico do Queijo Creme”.

O Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE marca também presença neste dossier sobre queijos como artigo “Identificação de espécies de leite em queijo por PCR em tempo real: 5 anos de controlo oficial”.

Por fim, para nos dar uma perspetiva de negócio no mundo dos queijos, entrevistamos Berta Castilho, administradora da Empresa de Laticínios das Marinhas.

Mas não se fique apenas pelo dossier, porque há muito mais para ler nesta edição da TecnoAlimentar.

Revelamos os principais insights sobre segurança alimentar retirados do CISA 2019, fazemos o balanço dos 70 anos da feira internacional de maquinaria para a indústria IFFA e entrevistamos Raúl Calleja, diretor do certame para a indústria de carne Meat Atraction.

Outros artigos que compõem a 20ª TeacnoAlimentar são:

- Impacto de ingredientes naturais em hambúrgueres de carne Mertolenga-DOP

- Microalgas: biopropeção de bioactivos de interesse para a indústria alimentar

- O chorão-das-praias como potencial fonte de compostos bioativos para incorporação em matrizes alimentares

- Descongelação de evaporadores em instalações frigoríficas

- ASAE celebrou com stakeholders o I World Food Safety Day

- Giardíase

Boas leituras!

Para efetuar a assinatura da revista TecnoAlimentar, clique aqui ou aqui.

Veja as últimas edições da TecnoAlimentar aqui.