FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Indústria Alimentar: produtos menos calóricos e mais nutritivos marcarão o ano de 2015

food-trends-indie-woman-ftrO aumento da obesidade tem-se devido, sobretudo, ao aumento do consumo de carne, “calorias vazias” (gorduras, óleos e açúcares) e calorias totais, de acordo com um artigo de dezembro de 2013 da revista Nature, “Global diets link environmental sustainability and human health”.

Os investigadores deste artigo compararam os padrões de dieta principais de alguns países desenvolvidos com outras dietas alternativas com um foco na saúde, sustentabilidade e emissões de CO2. O artigo defende que estas três forças convergentes moldarão o futuro da indústria alimentar. A agricultura contribui com pelo menos 25% das emissões de gases para o efeito de estufa, facto que trará ainda mais complicações quando olhamos para o aumento da procura mundial por alimentos.

A empresa Innova Market Insights, sediada na Holanda, analisou desenvolvimentos globais no que concerne aos mercados de alimentos e bebidas e concluiu que os consumidores mais jovens (entre os 15 e os 35 anos), cada vez mais, procuram aprofundar o termo “natural”, exigindo transparência e clareza nesta definição. Os consumidores mais jovens estão a exercer a sua influência: eles exigem mais informação acerca da sua comida – de onde vem e o que a compõe,veremos cada vez mais produtos focados em fornecer energia e uma “nutrição positiva”, sem calorias «vazias».

Os ingredientes mais procurados e o sucesso dos Produtos Funcionais

Devido ao estilo de vida atual, muito acelerado para uma boa parte da população dos países desenvolvidos, em muitos casos, as pessoas não têm tempo para se sentarem para uma alimentação fortificada e rica em nutrientes e, por isso, os produtos funcionais são o veículo ideal para preencher as lacunas nutritivas que a maioria de nós sofre. Os ingredientes que deverão ter maior procura são a glucosamina e a condroitina, assim como o cálcio, vitamina D3, magnésio, CoQ10, resveratrol, ómega-3 e outros ácidos gordos, ou seja, componentes que reforcem a saúde o sistema imunitário dos indivíduos. No topo da lista de ingredientes desejados está a proteína: a presença de proteína é o epicentro da maior parte dos regimes dietéticos. Porém, estão já a surgir preocupações dos consumidores no sentido de tentar consumir proteína através de fontes mais amigas do ambiente…

É também expectável que os açúcares naturais continuem a crescer. Na indústria de bebidas, o uso de adoçantes naturais não calóricos dobrou nos últimos 6 anos.