Indústria Alimentar Portuguesa conquista 24 estrelas na Bélgica

itqi_awards_3_webOs produtos portugueses destacam-se cada vez mais lá fora. Depois de, em 2013, terem conquistado 13 medalhas no prestigiado concurso “Superior Taste Award”, este ano os produtos com selo nacional trouxeram da Bélgica 25 medalhas. Os prémios da organização belga International Taste & Quality Institute decorreram em Junho.
Nesta edição, Portugal brilhou com 25 medalhas arrecadadas. Entre os 30 produtos que enviou a concurso, seis destes produtos conquistaram 1 Estrela de Ouro, outros 15 receberam 2 Estrelas de Ouro e quatro receberam 3 Estrelas de Ouro. A maior parte dos produtos lusos premiados são azeites, mas há também conservas, queijos, compotas, bebidas e outros produtos.
Este ano, concorreram ao concurso mais de 1.250 produtos vindos de 75 país, sendo que 938 foram medalhados.  O júri do iTQi, composto por membros de 15 países, são integrantes das mais prestigiadas associações de culinária da Europa como.
O iTQi oferece uma estrela dourada a produtos com pontuações entre os 70% e os 80%, duas estrelas a produtos com pontuação entre 80 e 90% e três estrelas (acima dos 90%).
Para a avaliação, cada produto é a uma análise na qual critérios como primeira impressão, aspeto visual, aroma, textura, sabor, sabor residual, entre outros são minuciosamente considerados pelo júri.
Ao fim deste processo, o iTQi elabora um gráfico contendo a pontuação obtida em cada critério avaliado e resume os comentários e sugestões do júri. Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o iTQi salienta que “estas informações são muito procuradas pelas empresas, pois ajudam a compreender o veredito do júri e a desenvolver melhorias para o produto”.
Fonte: boas notícias.