FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Índice de preços da FAO em queda

O índice de preços dos alimentos da Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) caiu 1,3% em junho, em comparação com o mês anterior, na primeira retração deste ano.

lacteos

O indicador ficou em 173,7 pontos, com a queda no preço de muitos produtos devido às tensões comerciais envolvendo os EUA.

O maior recuo foi nos cereais, com queda de 3,7% na comparação mensal, para 166,2 pontos.

«Apesar da pior perspetiva de produção, os preços do trigo e do milho caíram em junho, seguindo tendências similares observadas na maioria das commodities decorrentes do aumento das tensões comerciais. Por outro lado, os preços do arroz aumentaram. O aperto na oferta sustentou cotações do arroz japonês», diz a FAO.

O indicador de óleos vegetais ficou em 146,1 pontos, com queda de 3%, devido ao declínio dos preços da soja, girassol e palma.

Os valores dos lácteos recuaram 0,9%, na comparação mensal, com a queda nos preços dos queijos compensando o aumento do leite em pó desnatado.

A manteiga e o leite em pó inteiro, por sua vez, ficaram estáveis. O indicador ficou em 231,2 pontos.

No caso das carnes, os preços médios internacionais subiram 0,3%, para 169,8, em função de um pequeno aumento nas cotações da carne ovina e de porco, enquanto a bovina e a de frango recuaram.

Por fim, a FAO afirmou que índice para o açúcar subiu 1,2% em junho ante maio, com 177,4 pontos, após seis meses consecutivos de declínio.

Fonte: Milkpoint