FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

IACA dedica dois dias à Sustentabilidade da Alimentação Animal em Portugal

 A IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais promove em julho dois eventos dedicados à aposta do setor em práticas sustentáveis. A 12 de julho debatem-se os “Desafios e Oportunidades da Estratégia do Prado ao Prato”. No dia seguinte a discussão centra-se no projeto “SANAS - Segurança Alimentar, Nutrição Animal e Sustentabilidade”. Os eventos têm início às 10h00 e decorrem online.

 IACA

Na segunda-feira, dia 12, num evento com diversas participações internacionais a IACA dinamiza um encontro de carácter científico, centrado nos contributos da investigação e da inovação para o cumprimento dos objetivos da estratégia europeia “Do Prado ao Prato”, do Pacto Ecológico Europeu e da nova PAC. Em análise estão temas como a resposta proativa da indústria da alimentação animal ao Pacto Ecológico Europeu, através dos compromissos assumidos na Carta de Sustentabilidade 2030 da FEFAC, bem como as ameaças e oportunidades decorrentes das novas orientações europeias. Igualmente em foco estão as estratégias de alimentação animal para a mitigação das emissões de metano e a neutralidade climática do setor pecuário em Portugal. No evento que conta com a moderação de Divanildo Monteiro, professor da UTAD, participam enquanto oradores:  Alexander Döring, FEFAC; Jan Van Eys, USSEC; Diego Morgavi, INRAE, Ana Sofia Santos, FeedInov; Henrique Trindade, UTAD e Emídio Gomes, UTAD/FeedInov.

 Na terça-feira, dia 13, no segundo workshop dedicado ao projeto SANAS promove-se a apresentação do «Código de Boas Práticas de Fabrico de alimentos compostos e pré-misturas para animais produtores de géneros alimentícios» e do «Manual sobre Substâncias Indesejáveis em alimentos para animais», assim como as Fichas Técnicas que caracterizam química e nutricionalmente as matérias-primas mais relevantes para a indústria. Este workshop é ainda o momento para a apresentação do estudo realizado pela CONSULAI, na Região do Alentejo, através do qual se caracterizam os condicionalismos identificados pelas empresas de Alimentação Animal na adaptação às exigências do Pacto Ecológico Europeu. A agricultura biológica, encarada como uma oportunidade, tendo em consideração as tendências e evolução da procura, é, também, mote de análise. O encontro é moderado por Jaime Piçarra, Secretário-Geral da IACA, e conta com a participação de Ana Monteiro, FeedInov; Maria João Fradinho, DGAV; Olga Moreira, INIAV; Ricardo Zanatti, Consulai e Rita Gonçalves, IACA.

 A receção e boas-vindas aos participantes de ambos os eventos está a cargo de Romão Braz, Presidente da IACA, que afirma «a realização destes eventos é a demonstração concreta da nossa aposta continuada no aumento das práticas de sustentabilidade no setor da Alimentação Animal.»

 Inscrições e detalhes dos eventos no site da IACA.