FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Ovo

Sendo, indiscutivelmente, um dos alimentos mais versáteis do mundo, o Dia Mundial do Ovo é comemorado na segunda sexta-feira de outubro. Foi a data escolhida, em 1996, pela Comissão Internacional do Ovo para festejar e enaltecer este alimento. 

A Comissão Internacional do Ovo (IEC) representa a indústria em nível global, com um programa de trabalho variado projetado para apoiar negócios relacionados a ovos para continuar a desenvolver e fazer crescer a indústria de ovos, a IEC promove a colaboração e o compartilhamento das melhores práticas.

A indústria de ovos obteve ganhos tremendos na sustentabilidade ambiental nos últimos 50 anos e está comprometida em continuar a aprimorar cadeia de valor para produzir uma proteína de alta qualidade e ambientalmente sustentável, que seja acessível a todos.

"A produção de ovos já é uma das formas de produção agrícola mais ecologicamente corretas, pois as galinhas convertem a ração em proteína de forma muito eficiente e requerem uma base de terra relativamente pequena para isso. No entanto, estamos sempre à procurar de melhorar continuamente e, como indústria, temos o compromisso de apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS)", afirma a IEC.

A Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo 2023, que decorre entre os dias 3 e 11 de junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, tem como tema este produto tão carismático que é o ovo e toda a importância que ele representa não só para o setor agrícola mas também na cultura gastronómica e hábitos alimentares dos portugueses. Em paralelo, serão destacados os diversos produtos enquadrados na categoria dos tão falados superalimentos, dos quais o ovo é parte integrante, será colocado a descoberto a vastidão e riqueza indiscutível da produção nacional.