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Revista TecnoAlimentar

Hitachi Digital Services e OneThird criam solução digital pioneira para combater desperdício alimentar em supermercados

Hitachi Digital Services, em Portugal, apoiou a OneThird no desenvolvimento de uma solução inovadora para combater a crise global do desperdício alimentar. Focada no uso em supermercados, criaram uma plataforma de dados em tempo real para permitir uma cadeia de abastecimento alimentar mais inteligente e flexível. Esta solução permite evitar o desperdício de, pelo menos, 25% dos produtos frescos, poupando ao mesmo tempo nos custos associados a essas perdas.

A OneThird desenvolveu um scanner portátil capaz de analisar os produtos a nível molecular, recorrendo à observação do teor de água, açúcar e amido. Isto é possível pela tecnologia não-destrutiva de deteção por infravermelhos e algoritmos de Inteligência Artificial, prevendo assim o prazo de validade dos produtos frescos. Tirando partido das capacidades de desenvolvimento na nuvem da Hitachi DS, os dados relativos à validade estimada ficam disponíveis em tempo real, permitindo que todas as partes envolvidas decidam sobre o destino final dos produtos frescos no retalho ou os redirecionem para fins alternativos, como a congelação a seco ou a transformação em sopas e molhos.

Atualmente, cerca de 1/3 da produção alimentar é perdida e desperdiçada a nível mundial, apesar dos níveis sem precedentes de consumo humano, cortesia de uma população mundial em crescimento que deverá aumentar em quase 2 mil milhões de pessoas nos próximos 30 anos. Os custos financeiros do desperdício alimentar são substanciais e ascendem a cerca de 1 bilião de dólares por ano. Torna-se, assim, imperativo que sejam criadas soluções para garantir a redução da atual crise de desperdício alimentar.

Marco Snikkers, CEO e fundador da OneThird, afirma que "o volume astronómico de alimentos que é descartado todos os anos é de partir o coração, especialmente porque grande parte é desperdiçada em países abastados. Temos trabalhado em estreita colaboração com a Hitachi para criar tecnologia que ajude a enfrentar este desafio persistente e global que tem um impacto direto na escassez alimentar. Orgulhamo-nos de ter criado o primeiro produto ligado e baseado na nuvem que prevê de forma precisa e objetiva o prazo de validade dos produtos frescos. O interesse tem sido enorme e o nosso objetivo é acelerar a implementação da nossa tecnologia a nível mundial".

As informações obtidas a partir dos dados de digitalização permitem aos retalhistas permitem considerar as melhores rotas de distribuição com base no prazo de validade dos produtos e nas especificações dos clientes; reorientar os artigos para bancos alimentares ou para processamento, em vez de serem rejeitados pelos compradores devido ao prazo de validade reduzido; fornecer datas de validade e de consumo com base em prazos de vida útil reais e não em valores predefinidos; por fim, aplicar descontos na loja se a validade dos produtos estiver próxima do fim e gerir melhor o stock, ajustando a disposição de artigos.

"Hoje capaz de prever o prazo de validade de tomates, morangos, mirtilos e abacates, a tecnologia será alargada a uma série de outros produtos, incluindo uvas, bananas, mangas e framboesas em 2024. A solução resolve, notavelmente, o "problema do abacate", eliminando a necessidade de apalpar os abacates na loja para testar o seu estado de maturação, que pode danificá-los", diz Roger Lvin, CEO da Hitachi Digital Services.

Roger Lvin acrescenta que “à medida que a crise do desperdício alimentar continua, os retalhistas têm de estar equipados com os conhecimentos necessários para reduzir o desperdício alimentar de uma forma verdadeiramente impactante. É muito interessante que as nossas soluções baseadas em dados estejam a contribuir para isso. Estamos orgulhosos por termos colaborado com a OneThird nesta iniciativa, que não só apoia práticas sustentáveis, como também tem um enorme potencial de crescimento, uma vez que estão atualmente em curso novos desenvolvimentos de produtos. Estamos incrivelmente entusiasmados por ver o que esta solução irá alcançar".

A tecnologia já está disponível para ser utilizada por quem trabalha em toda a cadeia de abastecimento alimentar, desde produtores a distribuidores. Além disso, vários retalhistas europeus estão atualmente em negociações para instalar a tecnologia nas lojas, após pôr a uso o scanner nas suas cadeias de abastecimento.

Esta solução digital criada em conjunto é o mais recente exemplo que comprova a experiência da Hitachi em ajudar os clientes a atingir os seus objectivos de sustentabilidade, tendo trabalhado recentemente com a Golden Grove para melhorar as práticas de rega do viveiro em 30%, e com a Blechwarenfabrik Limburg para reduzir os custos de energia em meio milhão de euros por ano.