FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Herbalife inicia parceria com Federação Europeia de Bancos Alimentares (FEBA) como parte da iniciativa para erradicar a fome

A Herbalife, companhia internacional de bem-estar, em conjunto com a Herbalife Nutrition Foundation (HNF), revela nova parceria com a Federação Europeia de Bancos Alimentares (FEBA), com o intuito de contribuir para a redução do desperdício de alimentos e da insegurança alimentar.

A FEBA agrega uma rede de mais de 341 bancos alimentares por toda a Europa. Esta parceria estratégica da Herbalife e da HNF vai providenciar financiamento a esta organização sem fins lucrativos, contribuindo assim para apoiar os custos operacionais básicos dos bancos alimentares em 10 países; custos esses que incluem despesas com rendas, serviços, infraestruturas, equipamentos e formações, para que possam continuar a alimentar quem mais precisa.

Em 2022, um número recorde de 349 milhões de pessoas em todo o mundo, enfrentavam problemas de insegurança alimentar, sendo que em 2021 o número já tinha ascendido a 287 milhões. Este é um aumento impressionante de 200 milhões. quando comparado aos números registados na pré-pandemia.* A guerra na Ucrânia, a ocorrência de eventos climáticos extremos e o aumento do custo de vida estão a agravar ainda mais estes números, dando origem a problemas de escassez de alimentos e a um aumento de preços. Os bancos alimentares desempenham um papel fundamental na vida dos mais afetados. Na União Europeia, 95,4 milhões de cidadãos europeus, mais de 1 em cada 5, vivem no limiar da pobreza.**

Com os atuais desafios sociais, ambientais e económicos que conduziram ao agravamento da crise alimentar, o financiamento de bancos alimentares nunca foi tão necessário. Por isso, a Herbalife está empenhada nesta parceria com a FEBA, para que deste modo possa contribuir para ajudar a enfrentar a insegurança alimentar e o seu impacto nos indivíduos, comunidades e economias.

Esta parceria dinâmica está integrada na nossa iniciativa para Erradicar a Fome: Nutrition for Zero Hunger, um programa abrangente que tem como objetivo providenciar recursos críticos e promover a aquisição de competências que permitam o acesso a alimentos saudáveis, o desenvolvimento das comunidades, com vista à redução da insegurança alimentar e, a educação nutricional, para ajudar a reduzir a subnutrição. Uma ambição alinhada com o 2º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: Erradicar a Fome.

Jacques Vandenschrik, Presidente da FEBA acrescenta: “Com o aumento contínuo do número de pessoas dependentes de bancos alimentares, a nossa parceria com a Herbalife e a HNF permite-nos dar mais um passo na diminuição da insegurança alimentar e na prevenção do desperdício alimentar. Reconhecemos o papel fundamental desta colaboração para enfrentar os desafios a esta escala e estamos gratos à Herbalife e à HNF pelo apoio prestado em diversos países europeus.”

Embora a primeira fase desta colaboração seja feita através de financiamento, a parceria visa abranger apoio no terreno através de ações de voluntariado em bancos alimentares membros da FEBA.

Notas

* https://www.wfp.org/global-hunger-crisis

**https://ec.europa.eu/eurostat/fr/web/products-eurostat-news/-/Ddn-20220915-1