Há uma app que reduz o plástico nas compras

  • 03 dezembro 2018, segunda-feira
  • mercados

São já conhecidas as aplicações de realidade aumentada nas lojas, que alertam quando existem produtos em promoção ou informam sobre algum ingrediente a que o cliente é alérgico.

app

A app Ubamarket, lançada no Reino Unido, presta esta informação sobre os alérgenos, quando se faz o scan de um produto, mas também sobre o seu packaging, designadamente o tipo de material usado, as quantidades e se é ou não reciclável.

Esta funcionalidade foi anunciada no seguimento de um estudo a dois mil adultos britânicos, que indicou que 82% pensa que há um excesso de embalagens plásticas e que é necessário reduzi-lo. 44% procura ativamente informação e produtos com menos plástico nas suas embalagens e 77% considera que a distribuição alimentar e a indústria são os responsáveis pela maior parte da poluição causada pelos plásticos.

A informação fornecida pela Ubamarket permite, assim, que os shoppers possam decidir se compram ou não um produto tendo, também, por base a quantidade de plástico utilizada na sua embalagem. As apps estão, assim, está a evoluir para a integração de outro tipo funcionalidades, de modo a melhorar a experiência de compra.

Há pouco tempo no mercado, a Ubamarket destaca-se por permitir, ainda, aos supermercados implementarem facilmente uma solução Scan & Go, ou seja, fazer o scan do produto com o smarphone e pagar diretamente na app, sem passar na caixa. A própria indústria já reconheceu o cariz inovador desta app, que foi distinguida com o prémio IGD para melhor iniciativa de e-commerce do ano. A Ubamarket trabalha com supermercados independentes e permite que a app tenha a imagem da insígnia, gerando, assim, maior confiança junto dos consumidores.

A app permite ainda fazer listas de compras e mapas das lojas, para guiar os consumidores pelas mesmas segundo o que queiram comprar.

Fonte: Grande Consumo