FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Guiamento seguro em qualquer direção: novo conceito de calha articulada da igus com pernos dinâmicos

A igus desenvolveu a calha articulada lokchain com pernos extensíveis e retráteis para um novo conceito de máquinas.

igus

O objetivo do novo sistema de fornecimento de energia lokchain da igus permite aumentar de forma automática a fiabilidade operacional. Este poderá reinventar o fornecimento de energia, dados e outros meios em muitas aplicações com movimento.

Os pernos automaticamente extensíveis fixam a calha articulada na guia, permitindo soluções totalmente novas em aplicações com movimento vertical, horizontal sem suporte ou circular.

Quer para aplicações com maior ou menor vertente tecnológica, a igus procura constantemente novas soluções de calhas articuladas, de forma a satisfazer os requisitos especiais das aplicações na indústria, em termos de flexibilidade, fiabilidade e baixo custo.

Por este motivo, a empresa especializada em motion plastics desenvolveu a lokchain, um novo conceito que consiste numa calha articulada com pernos automaticamente extensíveis e uma guia compacta, para o guiamento dinâmico de calhas articuladas. Isto permite uma utilização na vertical, lateral ou suspensa do sistema, com ou sem aceleração lateral. Mesmo em cursos longos com velocidades baixas, a lokchain pode ser fixa através do encaixe na secção superior da guia.

O sistema também pode ser utilizado em aplicações circulares na vertical. Por exemplo, a lokchain é uma escolha acertada para os espaços compactos dos aparelhos de radiologia. A flexibilidade desta calha articulada permite ao cliente desenvolver conceitos de design para máquinas totalmente novos.

O princípio da lokchain: o sistema com pernos de bloqueio automático

O princípio básico da lokchain é simples: os pernos integrados na zona lateral dos elos fixam de forma segura a calha articulada na guia. Quando o elo da calha articulada roda na curva, o pino retrai automaticamente e solta a calha da guia. Quando o elo sai da curva e encaixa na guia, o perno estende-se e fixa-se automaticamente de novo na guia. Isto faz com que não sejam necessários sistemas de guia dispendiosos. Desta forma, os fabricantes de máquinas poupam dinheiro.

Funcionamento silencioso e longa duração de vida, mesmo com raios de curvatura reduzidos

Graças à estrutura especial da lokchain, a calha articulada não sofre praticamente qualquer desgaste, o que aumenta a sua duração de vida. O protótipo provou a sua durabilidade num teste de resistência realizado no laboratório de testes da igus com 2750 metros quadrados. Uma outra vantagem do novo sistema de calhas articuladas é a mobilidade dos elos. Estes asseguram que a calha articulada funciona de forma silenciosa e segura, mesmo com raios de curvatura reduzidos e em cursos longos.

A nova calha articulada encontra-se atualmente na fase de prototipagem, o que dá aos clientes a oportunidade de ajudar a definir o tamanho e desenho mais adequados. Temos sempre todo o gosto em receber pedidos individuais, que serão implementados rapidamente – desde protótipos e pequenos lotes até à produção em grande escala.