FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Grupo Lidl domina mercado do retalho na Europa Ocidental

  • 14 setembro 2017, quinta-feira
  • mercados

O grupo de distribuição alemão Schwarz, proprietário do Lidl e da Kaufland, tornou-se no mais importante retalhista alimentar da região da Europa Ocidental, de acordo com um relatório da Euromonitor, que analisou a quota de mercado dos distribuidores de 2007 a 2016.

lidl

Nesse sentido, a empresa alemã atingiu a primeira posição, à frente do Carrefour, Aldi, Edeka, Tesco, Rewe, Auchan, Intermarché, E.Leclerc e Sainsbury's.

Embora o grupo alemão não lidere nenhum mercado em específico na Europa, tem presença em quase todos os países analisados, exceto a Noruega e a Turquia.

O estudo revela a influência da proximidade no setor de distribuição de alimentar, já que 15 dos 17 mercados estudados (a exceção são a Grécia e a Áustria) são liderados por um operador nacional.

A maioria dos países da Europa Ocidental apresentam uma concentração média do setor do retalho, com 60% da quota de mercado a pertencer aos cinco principais retalhistas.

Nos países nórdicos, no entanto, essa concentração chega aos 80%.

O Reino Unido, por sua vez, é o único país no Velho Continente onde o domínio do top 5 foi reduzido entre 2007 e 2016, principalmente devido ao ímpeto dos discounters alemães Lidl e Aldi.

Fonte: Grande Consumo