FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Grupo Ibersol junta-se ao "Movimento Unidos Contra o Desperdício"

“Respeitar e melhorar o mundo em que vivemos” é o lema que guia o Grupo Ibersol no cumprimento dos objetivos constantes no Desempenho Ambiental, traçado para a sua atividade e com foco na economia circular. Nestes objetivos, o desperdício alimentar é uma das áreas de ação, concretamente ao nível de procedimentos sustentáveis e na relação com o cliente. Neste contexto, o Grupo Ibersol adere ao Movimento Unidos Contra o Desperdício.

movimento unidos contra o desperdício

O desperdício é uma preocupação que o Grupo Ibersol acompanha há muito tempo, tendo, por isso, adotado, há muitos anos, um conjunto de procedimentos na atividade das suas marcas e negócios, que fazem toda a diferença nesta luta contra o desperdício.

Entre as várias iniciativas já implementadas, destacam-se “o planeamento da produção diária e o controlo da produção e do desperdício”; a produção e preparação dos pedidos dos clientes no momento – para a garantir a qualidade do produto – as entregas de comida a instituições locais,  a doação de matérias-primas, constituindo o contributo do Grupo Ibersol para esta luta contra o desperdício”, refere João Falcão, diretor de Marketing do Grupo.

O desperdício alimentar é irracional do ponto de vista económico e injusto a nível social e ambiental.

Só em Portugal cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos são desperdiçados. No mundo inteiro, 30% dos alimentos produzidos acabam no lixo. Cerca de 870 milhões de pessoas com fome seriam alimentadas se, pelo menos, um quarto dos alimentos desperdiçados fosse economizado, refere a Food and Agriculture Organization of the United Nations, citada pelo Movimento Unidos Contra o Desperdício.

Porque é urgente acabar com o desperdício, o Grupo Ibersol junta-se a este Movimento para reforçar a mensagem e preocupação de todos.

 

Sobre o Movimento Unidos Contra o Desperdício

Assente em comunicação e informação em torno da temática do desperdício alimentar, este movimento nasceu a 29 de setembro de 2020, dia instituído pelas Nações Unidas como “Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar”.