FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Grupo Euromadi ultrapassa os 22.680 milhões de euros de volume de negócios em 2021

O Grupo Euromadi, central de negociação e serviços de referência no mercado nacional e líder no mercado espanhol, atingiu vendas conjuntas de 22.680 milhões de euros em 2021, um aumento de 5% relativamente ao ano anterior. Atualmente, o Grupo conta com uma rede ibérica de 14.100 pontos de venda (alimentação, perfumaria e cash & carry).

O valor agregado das vendas internacionais, através da European Marketing Distribution (EMD), a maior central de produtos de grande consumo da Europa, ascende a 195.000 milhões de euros. Membro fundador da EMD, o Grupo Euromadi tem uma quota de mercado na Europa de 14% e mais de 55.000 pontos de venda, fator que proporciona um valor acrescentado significativo devido às negociações e sinergias com fornecedores multinacionais.

Em Portugal, a Euromadi conta com mais de 2000 pontos de venda em todo o território nacional e, no ano de 2021, contou com um crescimento 4.4%. Cristina Mesquita, Diretora Geral da Euromadi Portugal, salienta que “os obstáculos sentidos em 2020 e 2021 foram catalisadores no nosso sentido de missão de apoiar os nossos Associados para que pudessem crescer e manterem-se competitivos. Hoje, a Euromadi Portugal está mais preparada para continuar a apoiar os seus Associados a responder às novas demandas do mercado. Apesar dos desafios que o setor continua a atravessar, os bons resultados de 2021 refletem o nosso empenho e compromisso para com aqueles que nos escolheram como parceiro privilegiado. O nosso objetivo é continuar esta trajetória de crescimento e de consolidação no mercado português”.

Balanço positivo do Plano Estratégico 2021-2023

No âmbito do seu Plano Estratégico 2021-2023, o Grupo Euromadi continuou a promover três eixos fundamentais para a competitividade dos seus membros: melhorar a eficiência, o conhecimento dos consumidores e a sustentabilidade. "Valorizamos muito positivamente o progresso na realização dos objetivos estabelecidos no nosso plano estratégico, com base em projetos que nos permitam antecipar as necessidades do mercado", refere José Mª Rodriguez, CEO do Grupo Euromadi.

Uma das prioridades do Grupo Euromadi é aumentar a rentabilidade dos seus associados, agrupando volumes e tendo em conta critérios para maximizar a eficiência. Nesta linha, em 2021, foi lançado um novo centro logístico de 20.000 m2 em Guadalajara, que se soma à plataforma logística de 4.000 m2, localizada em Madrid. Do mesmo modo, nas categorias de projetos verticalizados - que acrescentam valor aos fabricantes e geram sinergias para os associados - registaram-se poupanças significativas de até 20%.

Por outro lado, a Euromadi está também a desenvolver projetos para aprofundar o seu conhecimento sobre o cliente e as suas novas exigências, para poder fornecer uma gama de opções eficientes para os seus parceiros, trabalhando sempre com o foco na inovação e marcar as tendências de consumo. 

No que toca ao seu último eixo estratégico, a Euromadi tem vindo a promover a sustentabilidade dos seus produtos de marca própria, dando prioridade à saúde e à preservação ambiental. A central de negociação e serviços, que conta com mais de 500 referências com certificações sustentáveis, tem trabalhado diariamente para a implementação de políticas que permitem reduzir a utilização de plástico e a crescente integração de embalagens recicladas e recicláveis.

José Mª Rodriguez refere ainda que: "Com base nos três eixos do plano estratégico 2021-2023 - eficiência, conhecimento do consumidor e sustentabilidade - conseguimos responder aos desafios que 2021 nos colocou, consolidar a nossa presença e proporcionar valor aos nossos parceiros, apesar do cenário macroeconómico complexo que atravessámos e que continuamos a atravessar".