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Revista TecnoAlimentar

Groupe Bel atua para reduzir as emissões de carbono e o aumento do aquecimento global

O Groupe Bel, que há mais de 100 anos se dedica à produção de deliciosos queijo e nutritivo leite, continua no seu trabalho de preservação do planeta, comprometendo-se a reduzir as suas emissões de carbono e a atuar para limitar o aquecimento global a 1,5°C.

Procurando conjugar rentabilidade e sustentabilidade no seu modelo de negócios, o Grupo emprega mecanismos de controlo das emissões de CO2 que regem a sua performance. O Groupe Bel juntou-se à Science Based Target Iniciative (SBTi), em 2017, como parte da sua missão em cumprir os objetivos estabelecidos pelos Acordos de Paris.

O Grupo tem, assim, a ambiciosa meta de atingir neutralidade carbónica das suas fábricas até 2025, mantendo o sabor e qualidade dos produtos, sem prejudicar a Terra que permite a sua produção.

Este compromisso de sustentabilidade não é novo para o Groupe Bel, que desde cedo compreendeu que um planeta limpo e verde permite criar e desenvolver produtos saudáveis e de qualidade. Nesse sentido, o grupo tem trabalhado lado a lado com os seus produtores para a implementação de práticas agrícolas sustentáveis que reforcem o seu posicionamento verde.

O sucesso do grupo face à implementação de medidas verdes deve-se aos seus mecanismos e indicadores de controlo da pegada carbónica. Com uma monitorização mensal, os indicadores utilizados fornecem uma perspetiva regular, consolidada e precisa do impacto carbónico dos seus produtos, marcas e segmentos nos mais diversos mercados. Consciente do caminho ainda a percorrer para a concretização dos seus objetivos sustentáveis, a missão mantém-se inalterada no que respeita ao impacto ecológico para o Groupe Bel.

O indicador de carbono faz parte de um inovador e global indicador de impacto positivo, que consolida 7 critérios diferentes, incluindo a acessibilidade e o contributo para agricultura regenerativa. O Grupo pretende também definir orçamentos de carbono, um pouco como os típicos orçamentos financeiros, mas em vez de limites financeiros empregam limites à emissão de CO2 na cadeia de produção Bel, garantindo uma transparência constante quanto ao impacto ambiental da sua produção e aos mecanismos que utiliza para o reduzir.

"Algumas das nossas marcas têm mais de cem anos de existência. Elas têm acompanhado várias gerações de consumidores em todo o mundo na evolução dos seus hábitos alimentares. Cabe-nos fazer deles uma força para os compromissos dos consumidores, dotando-os de valores positivos que sejam consistentes com as expectativas das pessoas", diz Antoine Fiévet, Presidente e CEO do Groupe Bel.

"São consumidas 20 mil milhões de porções, produzidas por nós, por 400 milhões de pessoas em todo o mundo. A nossa nova trajetória verde terá um impacto significativo, para todos, e envolve todos os nossos colaboradores, desde o produtor de leite ao consumidor. Aliás, o nosso Programa Leite de Vacas Felizes é o reflexo do excelente trabalho desenvolvido em Portugal", comenta Tayeb Mouchine, Diretor Geral do Groupe Bel em Portual. “Estamos a criar os alimentos do futuro”, conclui.

De facto, e olhando para o passado, com receitas centenárias que impactaram gerações, a Vaca que Ri olha agora também o futuro, formulando as receitas do amanhã, já que se encontra a trabalhar numa fórmula 100% vegetal, uma alternativa amiga do ambiente e dos animais, que se espera encontrar no mercado no final de 2022.

Por outro lado, contamos com o exemplo Terra Nostra® que procura ser uma referência em naturalidade e sustentabilidade! Todos os produtos Terra Nostra vêm de produtores certificados e recompensados no Programa Leite de Vacas Felizes, assegurando a pastagem 365 dias por ano e a aplicação das melhores práticas de bem-estar animal e ambiental. Já os novos produtos de origem biológica, assentes na pastagem, representam o compromisso ambiental da marca, já que têm um menor impacto ambiental e potenciam a biodiversidade.

Apesar do setor dos lacticínios enfrentar vários desafios ambientais, o Groupe Bel continuará a ser uma inspiração para tantas outras empresas. As suas marcas, como a Terra Nostra, têm sido inspiradoras no campo ambiental mas também social, sob o lema “O bem, bem feito” defende a natureza, os animais, as pessoas que se dedicam de corpo e alma à produção e ao planeta, para que muitas gerações ainda por vir tenham a oportunidade de desfrutar dos pastos verdejantes açorianos na companhia de um bom queijo.