Grande Consumo para fabricantes e distribuidores em debate na Alimentaria

Perante um cenário de profundas transformações e constante inovação nos setores do Retalho e Grande Consumo ao longo da última década, urge iniciar desde já a antevisão do paradigma esperado para a próxima.

“Como será a distribuição da próxima década?” foi uma das questões em debate nestes dias de Alimentaria 2019, a maior plataforma nacional de negócios para os setores da Alimentação, Distribuição e Hotelaria, que termina esta terça-feira, em Lisboa.

retalho

Antonio Flores, CEO da Loop New Business Models, participou no evento organizado pela Verbadixit com a sessão “Superioridade em Produto: A estratégia para ganhar o pulso ao mercado”.

Durante a exposição, o responsável defendeu que «para liderarem o setor do Grande Consumo, as empresas devem aplicar estratégias de superioridade em produto baseadas na análise estratégica de dados: a superioridade do produto é uma estratégia global de conseguir ter pulso constante sobre o consumidor e o mercado, ao procurarsurpreender de forma rentável e sustentável cada lançamento de novos produtos».

Neste seguimento, António Flores destacou que quem detém maior controlo sobre os consumidores e a filosofia do momento de consumo são os retalhistas, que têm de saber aproveitar essa oportunidade. De acordo com o orador, a competição na distribuição deixou de estar baseada em quotas de mercado assentes em percentagens de mercado e poder de compra, para se centrar na fidelização do consumidor através da transposição da sua forma de ver o mundo para uma filosofia de consumo.

Sobre o tema, o CEO destacou que “«o número de competidores capazes de se diferenciar pela filosofia de consumo é atualmente muito escasso. Aqueles que não forem capazes de o conseguir, também não conseguirão acrescentar valor diferencial e sobreviver no mercado».

Para Antonio Flores, a diferença entre um distribuidor e um retalhista é que «um distribuidor foca-se em distribuir o produto de forma eficiente. Um retalhista potencia a eficiência da sua distribuição com uma filosofia clara de consumo».

À questão “Como conseguir de forma consolidada, sustentável e rentável atingir a superioridade em produto?”, o especialista consignou uma conjugação de quatro ingredienteschave para que a estratégia de superioridade em produto seja atingida, bem como a perceção clara e tangível de que determinado produto está posicionado acima da média no mercado:

1. A existência de uma filosofia própria e clara de consumo. As marcas (fabricantes e retalhistas) devem saber qual o target a que se dirigem e ter a certeza de que estão a responder a uma necessidade específica;

2. Acrescentar valor ao consumidor e ao retalhista de forma constante, através de uma leitura correta do momento;

3. Construção de uma experiência prévia à compra do produto. É necessário ir além do momento de compra e considerar o processo de forma holística, planeando uma estratégia que abarque o antes, o durante e o depois. Apenas desta forma será possível conquistar confiança e fidelizar o consumidor;

4. Monitorização do ciclo de vida do produto no mercado, como fator de correção. De forma a otimizar processos e evitar desperdício de recursos e tempo, é importante vigiar o comportamento do produto no mercado e realizar um ponto de situação para entender eventuais necessidades de alterações com vista à superioridade.

Para conseguir a receita perfeita de superioridade em produto e garantir o seu êxito, a análise estratégica de dados é essencial.

«As organizações devem fazer-se suportar de dados antes, durante e depois do lançamento de um produto, para entenderem quais as necessidades do seu target em cada momento e qual o estado do mercado na sua área de negócio», sublinhou ainda Antonio Flores.

A par com a Loop New Business Models, consultoras mundiais como a Deloitte, AC Nielsen, Kantar Worldpanel ou Boston Consulting Group integraram o painel do 3º Fórum da Distribuição em Portugal – O Retalho 20-30.