FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Gonçalo Lobo Xavier assume a direção geral da APED

Gonçalo Lobo Xavier assume a direção geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) no início de setembro.

goncalo

Jorge Jordão, presidente da APED, considera que a experiência de Gonçalo Lobo Xavier «será uma mais valia para um setor relevante da economia nacional e que está em permanente modernização. Com ligações à inovação, ao conhecimento e às empresas, o novo diretor geral da APED é a pessoa indicada para preparar o setor para os novos desafios da economia digital».

Gonçalo Lobo Xavier foi assessor na Associação das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas e Afins de Portugal, onde cooperou nas áreas de promoção de serviços e na identificação de oportunidades e prospeção de mercados.

É membro indicado pela CIP - Confederação Empresarial de Portugal do Comité Económico e Social Europeu (CESE), órgão consultivo da União Europeia, onde foi vice-presidente com o pelouro da comunicação até abril.

Integra também a Comissão Executiva da Unidade de Missão PORTUGAL IN, que tem por objetivo fomentar a captação de investimento direto estrangeiro à margem do Brexit, e é delegado nacional para a Inovação nas PME e Financiamento de Risco, no âmbito do HORIZON 2020.

Durante 12 anos, Gonçalo Lobo Xavier desempenhou o cargo de diretor executivo da Rede de Centros Tecnológicos de Portugal (RECET), tendo obtido aqui uma visão abrangente de temas relacionados com inovação e transferência de tecnologia em vários sectores industriais.

O novo diretor geral da APED é licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade do Minho, tem várias formações nas áreas da internacionalização e liderança na Porto Business School e fez o “Orchestral winning performance leadership course" no IMD International School, em Lausanne, em julho de 2017.

Gonçalo Lobo Xavier considera que «a distribuição vive hoje um momento único com novos desafios e a adoção de práticas que estão a contribuir para uma maior sustentabilidade e consciência ambiental, sendo por isso uma enorme responsabilidade e honra poder contribuir para este desígnio».