FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Fruit Attraction confirma posição como principal evento mundial para setor das frutas e legumes

A Fruit Attraction concluiu a sua 14ª edição no dia 6 de outubro com excelentes resultados, descritos pelos participantes como muito positivos, uma vez que abriu as portas na terça-feira, dia 4 de outubro. Ao longo dos três dias, um total de 89.535 profissionais de 137 países participaram do evento, que foi o maior de sua história.

A feira, organizada pela IFEMA MADRID e FEPEX, tendo a Andaluzia como Região Convidada, registou uma participação de 1.740 expositores de 57 países e uma ocupação de mais de 58.300 metros quadrados líquidos de fruta e legumes distribuídos por 8 pavilhões do centro de exposições. Isso representa um crescimento de área de 42% em relação à edição de 2021 e 4% em relação aos níveis pré-pandêmicos em 2019. Os números transformaram Madrid na capital mundial das frutas e legumes, além de ratificar a Fruit Attraction como um instrumento fundamental para o crescimento global comercialização de frutas e hortaliças com capacidade de promover as exportações mundiais do setor.

A participação internacional cresceu fortemente, representando 35% da superfície e com expositores de 57 países. Destaca-se a presença europeia, com expressiva ocupação da Itália, França, Holanda, Portugal, Bélgica, Alemanha, Reino Unido e Bélgica, além do aumento da participação das Américas, de países como Equador, Estados Unidos, Chile e Colômbia, e da África.

Um dos aspectos mais valorizados pelos participantes foi a qualidade e profissionalismo dos visitantes internacionais de 137 países, que representaram 40% do total de participantes. Mais uma vez este ano, o maior número de visitantes veio da Europa, especialmente da Itália, França, Portugal, Holanda, Reino Unido e Alemanha. O maior aumento foi na América Latina, onde o crescimento foi registrado em países como Peru, Chile, Brasil, Colômbia, México, Equador, Argentina e Costa Rica, entre outros.

A Fruit Attraction também proporcionou aos participantes uma plataforma de promoção e expansão internacional com o 'International Guest Programme', financiado pela feira, em colaboração com o Ministério da Agricultura e ICEX, que atraiu 669 grandes compradores, gestores de compras a retalho, importadores e grossistas de 65 países para Madrid. Neste contexto, destaca-se também o ‘Guest Importing Country Programme’, que conta este ano com Canadá, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Vietname.