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Revista TecnoAlimentar

Franchising vale 4.624 milhões de euros em Portugal

Apesar do débil contexto económico que, nos últimos anos, tem marcado o nosso país, os resultados do 20º censo de franchising confirmam que este mercado apresentou um franco crescimento no último ano, fazendo frente à crise que Portugal tem atravessado. Segundo o estudo, as redes de franchising geraram a nível nacional (e em termos macroeconómicos) um volume de negócios na ordem dos 4.624 milhões de euros, o que corresponde a 2,7% do PIB.

O censo realizado pelo Instituto de Informação em Franchising (IIF) conclui ainda que o franchising foi responsável pela criação de cerca de 63.670 postos de trabalho, representando aproximadamente 1,4% do emprego em 2014, o que reforça a importância deste mercado a nível do desenvolvimento económico nacional, através da criação de riqueza e de empregabilidade.

Com o 20º Censo de Franchising verificou-se ainda um aumento significativo de marcas e de diversificação de áreas de negócio em Portugal. Só no ano passado foram integrados 41 novos conceitos de negócio no mercado de franchising a nível nacional, agora composto por 524 marcas franchisadas (63,4% delas com origem em Portugal).

“Os resultados do 20º Censo de Franchising permitem constatar uma franca evolução deste mercado, prevendo-se que nos próximos anos se mantenha esta tendência de crescimento do franchising em Portugal”, conclui Carlos Santos, manager do IIF.

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