FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

França lança a primeira rota comercial de encomendas através de drones

  • 26 dezembro 2016, segunda-feira
  • mercados

A Direção-Geral da Aviação Civil (DGAC) francesa autorizou o DPDgroup, filial de transporte expresso de encomendas do grupo La Poste, a operar uma rota comercial para a entrega de encomendas por drones, no departamento de Var, em França.

Após dois anos de testes, a rede internacional de entrega de encomendas está apta a entregar encomendas com drones numa rota regular de 15 km.

Uma vez por semana, o drone viaja entre Saint-Maximin-La-Sainte-Beaume e Pourrières, no sul da França, para entregar encomendas numa incubadora de empresas, incluindo uma dúzia de startups especializadas em tecnologia.

Tanto para a partida como para a chegada do drone, é utilizado um terminal de entrega – o ponto Pickup – para assegurar as fases de carregamento das encomendas, desde a descolagem até ao desembarque e colocação do pacote.

O terminal é dotado de uma estrutura que protege o acesso ao drone durante as fases de aterragem e de descolagem; um sistema automatizado para o transporte da encomenda; e um sistema eletrónico dedicado à segurança das operações de manuseamento em torno do drone.

Fonte: Hipersuper