FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

FoodTray é a mais nova solução para embalagens alimentares sustentáveis

O FoodTray é uma solução de embalagem fabricada com os recursos de cartão e filme plástico. Em Portugal, é um produto comercializado pela Diverembal.

O fornecimento de alimentos frescos à crescente população mundial só funciona com embalagens seguras. O problema em questão é o crescimento contínuo do consumo de recursos, que deve ser interrompido. A lei alemã de embalagens aumentou as metas de reciclagem para 63% até o ano 2022.

A questão agora é o que a indústria de embalagens pode fazer para substituir o plástico e atingir essa meta.

Simbiose material

O cartão é o material de embalagem mais difundido no mundo. Essas embalagens consistem quase completamente em materiais naturais ou reciclados. O filme plástico é de grande importância para as embalagens modernas de alimentos.

Aparência do produto

A capacidade de impressão no cartão permite que os fabricantes descrevam os seus produtos, os quais exigem explicações por meio de textos e fotos. O filme superior também pode ser utilizado para isso. Diferentes tecnologias de impressão permitem descrições diferenciadas de produtos, também aplicável em lotes menores.

Eliminação separável

A caixa de cartão usada e o filme plástico são fáceis de separar e permitem o descarte separado do material. Ambos os materiais são absorvidos pelos sistemas adequados de reciclagem. O conteúdo de plástico nas embalagens convencionais pode ser bastante reduzido quando o cartão é fornecido ao método de reciclagem.

Etapa 1: Desempilhar

As caixas de cartão pré-fabricadas serão desempilhadas e transferidas automaticamente para a estação de formação da termoformadora GEA PowerPak por meio da unidade de desempilhamento e carregamento.

Etapa 2: Formação

O filme flexível inferior será formado na caixa de cartão e selado na área superior das bandejas de cartão por meio de pontos aquecidos.

Etapa 3: Preenchimento

Os produtos serão carregados, totalmente automáticos ou manualmente.

Etapa 4: Selagem

Às embalagens, é introduzida uma atmosfera modificada, seguindo de um selamento do filme flexível superior selado no filme inferior.

O sistema

O filme é esticado a fundo e diretamente fixado ao interior da caixa, feita de cartão, seguida pela operação MAP-Packaging personalizada. O resultado é um pacote ecologicamente sustentável com alturas que variam de 20 a 60mm.

Vantagens do FoodTray

Entre as vantagens da nova solução inclui-se a redução do conteúdo de plástico nas embalagens; a caixa de cartão é fabricada exclusivamente com recursos renováveis ​​e pode ser reutilizada da melhor maneira possível através da reciclagem; existe uma maior estabilidade com menos uso de material; o sistema desenvolvido permite imprimir em toda a embalagem e é capaz de mostrar informações sobre produtos individuais, especialmente para produtos que exigem explicações; o Foo Tray é caraterizado por uma aparência amigável ​​ao consumidor; a caixa de cartão e o filme são fáceis de separar e reciclar.

Para saber mais, pode entrar em contacto com diverembal@diverembal.pt