FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

FIPA e ASAE assinalam o Mês da Segurança Alimentar

A FIPA e a  Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) assinalam o Mês da Segurança Alimentar, ao longo de junho, com uma campanha de comunicação no âmbito do projeto europeu FoodSafety4EU, cujo objetivo é informar e esclarecer todos os intervenientes da cadeia alimentar, em especial o consumidor, sobre conceitos, temas e iniciativas relacionadas com este assunto.

foodsafety4eu

Esta iniciativa está enquadrada na celebração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, que se assinala a 7 de junho. É composta por conteúdos informativos e vídeos sobre o que é a segurança alimentar e integra o primeiro evento FoodSafety4EU, que acontece a 25 de junho, dedicado ao tema “New schemes supporting food safety and consumers in Europe: a voice from the FoodSafety4EU platform” (inscrições aqui).

No contexto desta iniciativa será ainda lançado um conjunto de inquéritos direcionados aos consumidores europeus, bem como aos operadores diretos da cadeia alimentar e autoridades de segurança alimentar. O objetivo é recolher informação sobre temáticas como a comunicação de risco, a implementação de políticas de segurança alimentar ou as necessidades e perspetivas sobre os riscos à segurança alimentar nas diversas fases desta cadeia. Os resultados destes inquéritos servirão para a criação de futuras estratégias e políticas com um melhor e mais adequado enquadramento no contexto europeu.

Os conteúdos serão partilhados ao longo do mês em todas as plataformas online do projeto FoodSafety4EU (FacebookInstagramTwitter Linkedin), bem como da FIPA e ASAE.

Este projeto visa conceber, desenvolver e disponibilizar uma plataforma multi-stakeholder para estabelecer uma rede de atores do Sistema de Segurança Alimentar a nível nacional, europeu e internacional. É promovido por um consórcio - do qual fazem parte a ASAE a FIPA fazem parte – focado na produção de conhecimento e desenvolvimento de um conjunto de ferramentas digitais para ativar um processo participativo estruturado entre estes atores.

Mais informações sobre o projeto disponíveis aqui.