FIAB e Alimentaria renovam aliança para uma indústria mais internacional e sustentável
Contribuir para promover a internacionalização, a inovação e a sustentabilidade do setor. Com este objetivo em mente, a Federação Espanhola das Indústrias da Alimentação e Bebidas (FIAB) e o salão Alimentaria renovaram o seu acordo de colaboração para a próxima edição do evento, que terá lugar na Gran Via da Fira Barcelona, de 18 a 21 de março de 2024.
A Alimentaria, feira da Fira Barcelona considerada um dos principais eventos internacionais da indústria alimentar e da sua cadeia de valor, e a FIAB, que representa o maior número possível de empresas espanholas do setor, dão assim continuidade ao trabalho realizado em edições anteriores através de iniciativas que destacam a abertura de novos mercados e o aumento das exportações, a inovação constante e o compromisso incontornável com a sustentabilidade da indústria alimentar e de bebidas, como a maior indústria do país.
"A Alimentaria é um evento imperdível para as indústrias espanholas, uma montra global onde podemos promover a internacionalização das nossas empresas e produtos, fomentar e partilhar a inovação e promover a sustentabilidade da indústria", afirma Mauricio García de Quevedo, director geral da FIAB.
Por sua vez, J. Antonio Valls, diretor geral da Alimentaria Exhibitions, destaca o papel da FIAB como "uma grande espinha dorsal de todo o quadro produtivo e associativo da indústria alimentar espanhola e a sua missão de dar visibilidade ao compromisso deste setor com a sustentabilidade económica, social e ambiental".
A última edição da feira Alimentaria, realizada em conjunto com a Hostelco em abril de 2022, contou com a presença de quase 3.000 empresas expositoras, 29% das quais internacionais, e mais de 100.000 visitantes, 23% dos quais provenientes de 150 países diferentes.
A Federação Espanhola das Indústrias de Alimentação e Bebidas (FIAB), composta por 45 associações, representa o principal sector industrial do país, com uma produção em 2022 superior a 144 mil milhões de euros e mais de 41 mil milhões de euros de exportações. A indústria é composta por mais de 30.000 empresas, a maioria das quais são PMEs localizadas em todo o país, e emprega directamente cerca de 450.000 pessoas e outras 2.500.000 indirectamente.