FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Festival do Vinho do Douro Superior em Vila Nova de Foz Côa

O ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ (FVDS) assinala, este ano, a sua 8.ª edição.

vinho

Com data marcada para os dias 17, 18 e 19 de maio, todos os caminhos vão dar ao ExpoCôa, em Vila Nova de Foz Côa.

A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal..

Diz o ditado que «primeiro estranha-se, depois entranha-se».

O FVDS, estreado no final de 2012 como uma pequena feira regional, rapidamente passou a fazer parte do calendário dos grandes eventos vínicos do país, contribuindo decisivamente para a afirmação da identidade do Douro Superior.

De vários pontos do país, das ilhas e até do estrangeiro, são vários os enófilos que se repetem de ano para ano.

Alguns já passaram de visitantes a “caras conhecidas” dos produtores, que ultrapassam as seis dezenas e que vêem o FVDS como um importante momento de divulgação dos seus vinhos (a altura do ano é propícia à apresentação de novidades).

Para além de néctares com berço no Douro Superior, o FVDS é também uma mostra de produtos alimentares típicos da região, que abrange os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

Desde o azeite, queijos, enchidos, doces e compotas, mas também a amêndoa e seus derivados, são vários os produtos à prova. O ouro líquido será ainda alvo de uma Prova Comentada, sob a batuta do expert Francisco Pavão.

Há ainda um vasto programa de atividades, onde se destacam o colóquio, que este ano traz à discussão, na manhã de Sábado, o tema “Foz Côa, ponto de convergência de todas as proximidades”; e três provas de vinhos – “Grandes tintos do Douro Superior” (dia 17), “Grandes brancos do Douro Superior” (dia 18) e “Vinho do Poeto” (dia 19) – comentadas.

No âmbito do FVDS volta a realizar-se o relevante ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’, aberto a todos os que produzam vinhos nesta sub-região nas categorias Douro (branco e tinto) e vinhos generosos, que queiram participar e estejam presentes na feira.

A avaliação é efetuada por um painel de jurados bastante eclético, mas acima de tudo, bastante conhecedor e que junta jornalistas, bloggers especializados, representantes do comércio e outros líderes de opinião.